A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Design Digital foi elaborada de forma a contemplar os objetivos do curso e atingir o perfil profissional proposto. A organização do currículo busca a aplicação e o desenvolvimento de modelos, utilizando tecnologias e metodologias atualizadas, e assegurando relações com outras áreas do conhecimento, contribuindo com o processo de compreensão e transformação da realidade e formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, alicerçado nos princípios da ética e da cidadania.
O curso de Design será presencial e não contemplará disciplinas executadas na modalidade a distância. As disciplinas do Curso de Design serão de três tipos: obrigatórias, optativas (da integralização curricular do curso) e optativas-livres (de fora da integralização curricular do curso). É requerido que o formando tenha sido aprovado em todas as disciplinas do curso com média 7,0 em primeira instância (conceito A) e 5,0 após avaliação final (conceito B), a qual só pode ser aplicada, em cada disciplina, para os alunos que tenham média parcial acima de 4,0.
O aluno deverá também participar de atividades extraclasses: estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso, atividades de extensão e atividades complementares.
Como exemplos de atividades complementares, temos: participação em projetos de extensão, monitoria, iniciação científica, participação e organização de seminários e palestras. Tais atividades devem contemplar 128 horas.
O estágio supervisionado é uma atividade em que os discentes se inserem em contextos reais de prática em empresas ou em atividades profissionais, contabilizando 160 horas.
As atividades de extensão, curricularizadas a partir de 2024.1, devem estar dispostas em ações, projetos e programas previamente cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), contabilizando 320 horas.
O trabalho de conclusão de curso está dividido em dois semestres: no primeiro o aluno se matricula nas disciplinas de “Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica” e “Trabalho de Conclusão de Curso I”, e no segundo se matricula em “Trabalho de Conclusão de Curso II”. O TCC deve ser apresentado e defendido perante uma banca de 3 avaliadores.
A integralização curricular compreenderá uma formação de 3.008 horas (equivalendo a 188 créditos) com tempo ideal para conclusão do curso estimado em 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres letivos. Sendo assim, o estudante do Curso de Design, modalidade Bacharelado, deverá observar o tempo máximo para a sua conclusão, estipulado em 6 (seis) anos ou 12 (doze) períodos letivos.
Os alunos devem cursar uma carga horária mínima por semestre de 12 créditos (192 horas-aula) e, no máximo, 32 créditos (512 horas-aula).
O Curso de Design conta com 122 créditos (ou 1952 horas) a serem cumpridos em disciplinas obrigatórias e 36 créditos (ou 576 horas) a serem cumpridos em disciplinas optativas, sendo que destas é possível cursar no máximo 16 créditos (ou 256 horas) em optativas-livres (de fora da integralização curricular do curso).
O curso também conta com 10 créditos (ou 160 horas) de estágio supervisionado obrigatório, 8 créditos (ou 128 horas) de trabalho de conclusão de curso também obrigatório e 20 créditos (320 horas) de atividades de extensão. Ademais, o aluno deverá cumprir no mínimo 128 horas (8 créditos) de atividades complementares.