(QXD0224) – Tópicos Especiais em Comunicação
Ementa
A disciplina irá abordar assuntos que sejam de interesse dos alunos e que sejam complementares a sua formação, dentro da área de comunicação, com foco em design digital.
Bibliografia básica
- SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqí ua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. 376 p. (Comunicação). ISBN 9788534936378 (broch.).
- RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, c2012. 238 p. (Cibercultura). ISBN 9788520506509 (broch.).
- JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídí ia propagável. São Paulo: Aleph, 2014. 403 p. ISBN 9788576571629.
Bibliografia complementar
- MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 350 p. ISBN 8533606354 (broch.).
- JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo, SP: Aleph, 2009. 428 p. ISBN 9788576570844 (broch.).
- FERRARI, Pollyana (Org.). Hipertexto hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 191 p. ISBN 9788572443623 (broch.).
- COELHO, Teixeira. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. 217 p. (Debates ; 168). ISBN 9788527301701 (broch.).
- SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ISBN 9788537805183. Disponível em: .