(QXD0224) – Tópicos Especiais em Comunicação
Ementa
A disciplina irá abordar assuntos que sejam de interesse dos alunos e que sejam complementares a sua formação, dentro da área de comunicação, com foco em design digital.
Justificativa
Devido ao rápido surgimento de novas tecnologias de informação, muitas vezes bastante importantes no médio-prazo, fazem-se necessárias disciplinas capazes de abordar tais temas. Os temas possíveis para as disciplinas de tópicos especiais são aqueles que representam o conhecimento complementar da formação e por isso não associado a uma disciplina formal do curso, mas importante para as necessidades circunstanciais daquele grupo de alunos ou comunidade. Assim, as disciplinas de tópicos especiais permitem ao curso uma flexibilidade para atender demandas temporárias da comunidade de Quixadá. Caso a demanda se torne permanente, o assunto deve virar uma disciplina específica e não mais ser tratado como tópico especial.
Objetivos
- Realizar estudos de temas específicos ou avançados na área de comunicação, com foco em design digital.
Bibliografia básica
- SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqíua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. 376 p. (Comunicação). ISBN 9788534936378 (broch.).
- RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, c2012. 238 p. (Cibercultura). ISBN 9788520506509 (broch.).
- JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídí ia propagável. São Paulo: Aleph, 2014. 403 p. ISBN 9788576571629.
Bibliografia complementar
- MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 350 p. ISBN 8533606354 (broch.).
- JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo, SP: Aleph, 2009. 428 p. ISBN 9788576570844 (broch.).
- FERRARI, Pollyana (Org.). Hipertexto hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 191 p. ISBN 9788572443623 (broch.).
- COELHO, Teixeira. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. 217 p. (Debates ; 168). ISBN 9788527301701 (broch.).
- SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ISBN 9788537805183. Disponível em: <http://lectio.com.br/dashboard/midia/detalhe/1374&>.