(QXD0221) – Interação Humano-Computador
Ementa
Os conceitos de interação e interface humano-computador; Estilos e paradigmas de interação: interfaces gráficas, manipulação direta, ícones e linguagens visuais. Teorias de IHC: Engenharia cognitiva e Engenharia semiótica de sistemas interativos; Sistemas de Ajuda e Sistemas de Explicação; Design de Interação: modelagem de interfaces e concretização do projeto de interface (prototipação de interfaces, ferramentas de apoio à construção de interfaces); Avaliação de sistemas interativos: métodos de inspeção, métodos empíricos, testes com usuários, aspectos éticos na relação com os usuários; Acessibilidade: conceitos, Lei Nacional de Acessibilidade, recomendações W3C para um site acessível, ferramentas de apoio ao design de sistemas acessíveis, avaliação de acessibilidade.
Justificativa
A disciplina de IHC possui fortes características multidisciplinares e interdisciplinares, pois aborda questões de psicologia, linguística (semiótica), comunicação e ética. Estas características são muito positivas para o profissional das áreas de Tecnologia de Informação, pois ampliam sua visão sobre o produto final que deve ser disponibilizado ao usuário. Assim, é importante enfatizar aos alunos dessa disciplina e futuros profissionais, questões de usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade e avaliação da interação para fornecerem sistemas fáceis de aprender e de usar. Além disso, o aluno deve aprender como colher opinião dos usuários de sistemas computacionais, preocupando-se com as questões éticas pertinentes.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Mostrar a importância de IHC em sistemas computacionais e apresentar as principais abordagens, teorias e ferramentas desta área.
Objetivos específicos:
- Levar o aluno a refletir sobre a importância de entender e considerar as preferências e restrições dos usuários no design de sistemas computacionais;
- Ensinar como projetar sistemas fáceis de usar e aprender;
- Ensinar como projetar sistemas acessíveis;
- Ensinar questões éticas sobre como colher opinião dos usuários;
- Ensinar noções básicas de como avaliar a interação de sistemas computacionais.
Bibliografia básica
- BARBOSA, S.; SILVA. Interação Humano-computador. Campus, 2010. ISBN: 9788535234183
- PREECE, J.; ROGERS,Y. Design de interação: além da interação homem-computador. Bookman, 2005.ISBN: 9788536304946.
- BARRETO, Jeanine dos S.; JR., Paulo A P.; BARBOZA, Fabrício F M.; et al. Interface humano computador. Grupo A, 2018. E-book. ISBN Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027374/. Acesso em: 28 set. 2022.
Bibliografia complementar
- BENYON, David. Interação humano-computador. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 442 p. ISBN 9788579361098 .
- SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Design participativo: técnicas para inclusão de usuários no processo de ergo design de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012. 170 p. ISBN 9788561556167.
- CYBIS, Walter de Abreu; BETIOL, Adriana Holtz.; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2015. 496 p. ISBN: 9788575224595.
- SOBRAL Wilma S. DESIGN DE INTERFACES – INTRODUÇÃO. Editora Saraiva, E-book. ISBN 9788536532073. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536532073/. Acesso em: 28 set. 2022.
- BATISTA, Claudia R.; ULBRICHT, Vania R.; FADEL, Luciane M. Design para acessibilidade e inclusão. Editora Blucher, 2017. E-book. ISBN Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580393040/. Acesso em: 28 set. 2022.