(QXD0211) – User Experience
Ementa
Noções gerais de “User Experience”; Relações entre UX e Interação Humano-Computador. Métodos e Técnicas para conhecer a experiência do usuário. Design de Serviços. Aplicações de User Experience no Design Digital.
Justificativa
Esta é uma disciplina voltada para o design de experiência do usuário (UX), seguindo o processo de design centrado no usuário. O curso é voltado para métodos práticos para uma abordagem holística de problemas de design, além de usabilidade e utilidade. O aluno irá desenvolver a noção de experiência do usuário incluindo como projetar para UX e como avaliar. O curso abordará técnicas
como storytelling, esboços, e comunicação de idéias de design dentro de uma equipe de projeto e para os potenciais usuários.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Habilitar os alunos para a teoria e sensibilizá-los para o design de experiência do usuário;
- Desenvolver competências na utilização e aplicação de uma variedade de métodos de projeto, especificamente aplicáveis ao design de experiência do usuário;
- Melhorar as habilidades individuais e colaborativas em solução de problemas design-based.
Objetivos específicos:
- Dado um cenário-problema, discutir criticamente a adequação de potenciais métodos de projeto da experiência do usuário, tais como diaries studies, storyboards, design de experiência, etc;
- Descrever os problemas e desafios para alcançar um processo de design centrado no ser humano, especialmente no que diz respeito ao design de experiência do usuário;
- Usar, adaptar e ampliar normas, padrões e diretrizes de projeto enfocando a experiência do usuário;
- Empregar métodos de design em um nível básico de competência: diaries studies, storyboards, esboços, cenários de vídeo e prototipagem de experiência;
- Criar storyboards, cenários de vídeo, e protótipos de experiência para um pequeno sistema e planejar e executar um estudo de implantação do mundo real de uma experiência de usuário.
Bibliografia básica
- KALBACH, James. Design de Navegação Web. Porto Alegre: Grupo A, 2009. E-book. ISBN 9788577805310. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577805310/. Acesso em: 04 out. 2022.
- CYBIS, Walter de Abreu; BETIOL, Adriana Holtz.; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2015. 496 p. ISBN: 978-85-7522-459-5.
- CARMARGO, Liriane Soares de Araujo D.; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borseti G. Arquitetura da Informação – Uma Abordagem Prática. São Paulo: Grupo GEN, 2011. E-book. ISBN 978-85-216-2094 5. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2094-5/. Acesso em: 04 out. 2022.
Bibliografia complementar
- PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação:além da interação humano- computador. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013. xiv, 585 p. ISBN 9788582600061 (broch.).
- MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015. 203 p. ISBN 9788575224533.
- STICKDORN, Marc; LAWRENCE, Adam; HORMESS, Markus; et al. Isto é design de serviço na prática: como aplicar o design de serviço no mundo real: manual do praticante. Porto Alegre: Grupo A, 2019. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605288.
- WESTERINK, Joyce H. D. M; OUWERKERK, Martin; OVERBEEK, Thérése J. M; PASVEER, W. Frank; RUYTER, Boris SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Probing Experience: From Assessment of User Emotions and Behaviour to Development of Products. Springer eBooks Dordrecht: Springer Science +Business Media B. V, 2008. (Philips Research, 8) ISBN 9781402065934.
- PETER, Christian; BEALE, Russell. Affect and Emotion in Human-Computer Interaction: From Theory to Applications. Lecture Notes in Computer Science. Springer Berlin Heidelberg. 2008. ISBN: 978-3-540-85099-1 (Online). DOI: 10.1007/978-3-540-85099-1.