QXD0205 – Jogos Eletrônicos
Ementa
O que é design de jogos. Gêneros. A experiência do jogo. Estrutura de um jogo. Elementos de um jogo. Interação. Análise do jogador. Mecânicas de um jogo. Interfaces de jogos. Temas. O mundo de um jogo. Tecnologias de desenvolvimento. Jogos multiusuários. Equipe de trabalho. Testes. Responsabilidades do designer de jogos. Documentação. Indústria dos jogos. Gamificação.
Bibliografia básica
- SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos, vol. 1. São Paulo: Editora Blucher, 2012. E-book. ISBN 9788521206538. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521206538/. Acesso em: 26 out. 2022.
- MASTROCOLA, Vicente M. Game Design – modelos de negócio e processos criativos: Um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. ISBN 9788522122714. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122714/. Acesso em: 26 out. 2022.
- SCHUYTEMA, Paul. Design de Games: Uma Abordagem Prática. Cengage. ISBN-10: 8522106150; ISBN-13: 978-85-221-0615-8.
Bibliografia complementar
- NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. Tradução da 2a Edição Norte-Americana. São Paulo: Cengage Learning. 2011. ISBN-10: 8522106320 ISBN-13: 9788522106325
- BERNHAUPT, Regina; SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Evaluating User Experience in Games: Concepts and Methods . Springer eBooks IX, 277p (Human-Computer Interaction Series,). ISBN 9781848829633.
- FLAVELL, Lance; SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Beginning Blender: Open Source 3D Modeling, Animation, and Game Design . Springer eBooks XVIII, 448 p ISBN 9781430231271.
- ROGERS, Scott. Level up: um guia para o design de grandes jogos . São Paulo: Blucher, 2013. 494 p. ISBN 9788521207009 (broch.)
- OSBORNE, Martin J; RUBINSTEIN, Ariel. A course in game theory. Cambridge, Massachusetts: Mit Press, c1994. 352 p. ISBN 9780262150415 (broch.).