(QXD0199) – Arquitetura da Informação
Ementa
Teorias, princípios, metodologias e processos de constituição de modelos de arquiteturas de informação para o desenvolvimento de projetos de design digital.
Justificativa
A disciplina é considerada um dos três pilares do design da informação, que busca reconhecer e interpretar as diferentes estruturas dos fenômenos naturais ou artificiais como estruturas de informação, geralmente utilizadas no estabelecimento de processos de categorização, de processamento, de transmissão, de armazenamento, de resgate, de espacialização e de visualização da informação (dados). Logo, seus conteúdos são largamente utilizados para conceber e estruturar as práticas do desenvolvimento de produtos e serviços de design digital.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Dominar os princípios, os métodos e os processos necessários a diferenciação, interpretação e sistematização de modos de organização, classificação, processamento, transmissão, armazenamento, resgate, espacialização e visualização da informação (dados);
- Ser capaz de resolver problemas concretos e abstratos de arquitetura da informação.
Objetivos específicos:
- Ter a capacidade de conceber e tratar as estruturas da informação como pervasivas e ubíquas, de modo a integrar e representar tanto o meio quanto as tendências cognitivas e comportamentais dos indivíduos;
- Controlar e fazer a gestão dos vocábulos e dos sinais utilizados nos processos de informação;
- Dominar os processos de criação, organização e distribuição da informação em meios digitais interativos;
- Ser capaz de integrar os diferentes canais de informação de modo a resolver problemas de arquitetura de informação em projetos de design digital.
Bibliografia básica
- NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web. Rio de Janeiro: Elsevier, c2007. xxiv, 406 p. ISBN 9788535221909. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 509 p. ISBN9788522126002 (broch.).
- CARMARGO, Liriane Soares de Araujo D.; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borseti G. Arquitetura da Informação – Uma Abordagem Prática. São Paulo: Grupo GEN, 2011. E-book. ISBN 978-85-216-2094 5. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/97 85-216-2094-5/. Acesso em: 26 out. 2022.
- KALBACH, James. Design de Navegação Web. Porto Alegre: Grupo A, 2009. E-book. ISBN 9788577805310. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577805310/. Acesso em: 26 out. 2022.
Bibliografia complementar
- PINHEIRO, Carlos André Reis. Inteligência analítíica: mineração de dados e descoberta de conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, c2008.. xxiv, 397p. ISBN13 9788573937077.
- DA CUNHA, Murilo Bastos; AMARAL, Sueli Angelica D.; DANTAS, Edmundo B. Manual de Estudo de Usuários da Informação. São Paulo: Grupo GEN, 2015. E-book. ISBN 9788522498789. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/978522498789/. Acesso em: 26 out. 2022.
- MANNING, Christopher D.; RAGHAVAN, Prabhakar; SCHÜTZE, Hinrich. Introduction to information retrieval. New York, NY: Cambridge at the University Press, 2009. xxi, 482 p. ISBN 9780521865715 (enc.).
- SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Fundamentos da informação I: perspectivas em Ciências da Informação. São Paulo: Abecin Editora, 2017. 271 p. (Coleção Estudos ABECIN ; 2). ISBN 9788598291116. Disponível em: <http://www.repositoriobib.ufc.br/000042/00004231.pdf>.
- VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2010. 390 p. ISBN 9788579831171. Disponível em: <http://www.repositoriobib.ufc.br/000006/00000 03.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2011.