QXD0198 – Concepção e Desenvolvimento de Produtos
Ementa
Etapas de desenvolvimento de produtos e serviços. Estudos sobre o comportamento e pesquisas de mercado. Concepção e conceito de produto. Projeto do suporte promocional e da embalagem. Desenvolvimento de produtos: identificação de problemas projetuais, técnicas analíticas projetuais, técnicas de geração e avaliação de alternativas, etapas do desenho do projeto, comunicação e especificações para a produção, realização de modelos (maquetes, mock-ups, protótipos). Seleção e Quantificação dos fornecedores. Registros nos órgãos competentes. Ensaios industriais. Custo do projeto, importância e avaliação. Esquema de monitoramento da qualidade. Produção e lançamento. Cronograma de desenvolvimento. Desenvolvimento de projeto aplicado ao produto. Gestão de produtos.
Bibliografia básica
- TROTT, Paul J. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Porto Alegre: Grupo A, 2012. E-book. ISBN 9788540701663. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788540701663/. Acesso em: 24 set. 2022.
- DA AMARAL, Daniel C.; SILVA, Sérgio Luísí ; SCALICE, Regis K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: Uma Referência Para Melhoria do Processo, 1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. E-book. ISBN 9788502111868. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502111868/. Acesso em: 24 set. 2022.
- MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec, 203p. ISBN13: 9788575224533
Bibliografia complementar
- HSUAN-AN, Tai. Design: Conceitos e Métodos. São Paulo: Editora Blucher, E-book. ISBN 9788521210115. Disponível em:
https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521210115/. Acesso
em: 24 set. 2022.
- AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de design criativo. Porto Alegre: Grupo A, 2012. E-book. ISBN 9788540701281. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788540701281/. Acesso em: 24 set. 2022.
- LOWDERMILK, Travis. Design centrado no usuário. São Paulo: Novatec, 182p. ISBN13: 9788575223666 (broch.).
- ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além
da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. xiv, 585p. ISBN13: 9788582600061.
- GEHLEN, Rubens Zolar da C.; NONOHAY, Roberto Guedes D.; AFFONSO, Ligia Maria F. Desenvolvimento de produtos. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595022904. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595022904/. Acesso
em: 24 set. 2022.