(QXD0198) – Concepção e Desenvolvimento de Produtos


Ementa

Etapas de desenvolvimento de produtos e serviços. Estudos sobre o comportamento e pesquisas de mercado. Concepção e conceito de produto. Projeto do suporte promocional e da embalagem. Desenvolvimento de produtos: identificação de problemas projetuais, técnicas analíticas projetuais, técnicas de geração e avaliação de alternativas, etapas do desenho do projeto, comunicação e especificações para a produção, realização de modelos (maquetes, mock-ups, protótipos). Seleção e Quantificação dos fornecedores. Registros nos órgãos competentes. Ensaios industriais. Custo do projeto, importância e avaliação. Esquema de monitoramento da qualidade. Produção e lançamento. Cronograma de desenvolvimento. Desenvolvimento de projeto aplicado ao produto. Gestão de produtos.

Justificativa

É importante que os designers conheçam as nuances dos sistemas produtivos para poderem gerar valor aos produtos e impulsionar processos de inovação. Logo, deve-se proporcionar a reflexão sobre o funcionamento da cadeia produtiva a fim de fundamentar a prática do desenvolvimento de produtos e serviços digitais para o mercado.

Objetivos

Objetivos gerais:

Objetivos específicos:

Bibliografia básica

Bibliografia complementar

©2025 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.