(QXD0196) – Projeto Integrado IV
Ementa
Projeto prático projeto interdisciplinar cujo tema deverá ser ligado a temáticas de interesse da sociedade em geral e/ou comunidade local, envolvendo questões como educação ambiental, direitos humanos, ética e cidadania, relações étnico-raciais, deficiência e acessibilidade, economia e educação. O projeto deve ter ênfase em negócios e inovação, aplicando conhecimentos das áreas de desenvolvimento para dispositivos móveis e empreendedorismo.
Justificativa
A disciplina tem, no projeto pedagógico do curso, a função de desenvolver as dimensões cognitivas, psicossociais e motoras, promovendo as habilidades e as competências relacionadas a concepção, ao planejamento, ao desenvolvimento, a implantação, a gestão, a apresentação, a defesa e a avaliação de projetos de design digital. Assim, o desenvolvimento de produtos e de serviços, através do estudo de problemas do cotidiano, ajuda os discentes a formarem uma visão metodológica integrada, interdisciplinar e transdisciplinar. A experiência projetual no âmbito do curso deve ajudar a formar uma reflexão prática, teórica e crítica capaz de auxiliar o designer a conduzir no cotidiano as suas atividades profissionais.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Discutir a relação estabelecida entre o design, o cliente e o público-alvo, na configuração de produtos ou serviço de design digital;
- Aplicar metodologias projetuais na resolução de problemas de design para a concepção, o desenvolvimento, a implantação e a gestão de projetos de design digital;
- Aplicar processos de gerenciamento de projetos de design para artefatos digitais, considerando a relação designer, cliente e público alvo;
- Experimentar, através do trabalho em equipe, os diferentes aspectos das relações interpessoais envolvidos no trabalho do design;
- Propor soluções relevantes para a sociedade, a partir da investigação de questões envolvendo educação ambiental, direitos humanos, ética e cidadania, relações étnico-raciais, deficiência e acessibilidade, economia e educação.
Objetivos específicos:
- Discutir a aplicação dos processos de concepção, desenvolvimento e implantação do projeto de informação, do projeto de interface, do projeto de navegação e do projeto de interação;
- Conceber, implantar e avaliar os produtos e os serviços propostos;
- Avaliar o modelo de negócio para os produtos e serviços propostos;
- Experimentar a conciliação das necessidades, desejos e anseios do designer, do cliente e do público-alvo (indivíduo, usuário, interator e/ou indutor de atividade) na resolução de produtos e serviços digitais;
- Debater o uso dos dispositivos eletrônicos digitais no âmbito do projeto de produtos e serviços digitais;
- Experimentar a resolução de problemas de comunicação, linguagem, arquitetura de informação, interação, navegação, imersão e experiência;
- Considerar as recomendações de comunicabilidade, leiturabilidade e acessibilidade sem que seja afetada a qualidade da experiência de interação.
Bibliografia básica
- KNIGHT, Carolyn; GLASER, Jessica. Design gráfico e digital: prática e ideias criativas: conceito, metodologia e dicas para criação de um portfólio. São Paulo: Rosari, 2012. 256 p. ISBN 9788580500097.
- DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísía: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2008. 299 p. ISBN 9788575423387 (broch.).
- MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec,203 p. ISBN 9788575224533
Bibliografia complementar
- LEE, Valentino. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo, SP: Pearson Makron Books, 2005. xx, 328p. ISBN10: 85346154039.
- NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web. Rio de Janeiro: Elsevier, c2007. xxiv, 406 p. ISBN 9788535221909.
- LAZAR, Jonathan; FENG, Jinjuan Heidi; HOCHHEISER, Harry. Research methods in human-computer interaction. Chichester, West Sussex: Wiley, 2010. xv, 426 p. ISBN 9780470723371 (broch.).
- SHNEIDERMAN, Ben. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 4th ed. Boston, Massachusetts: Pearson/Addison Wesley, c2005. xviii, 652 p. ISBN 1292023902.
- SKOLOS, Nancy; WEDELL, Thomas. O processo do design gráfico: do problema à solução: vinte estudos de caso. São Paulo: Rosari, 2012. 186 p. ISBN 9788580500202 (broch.).
- CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; ABU-EL-HAJ, Jawdat. Start! Up? O arranque empreendedor do capitalismo informacional. 2015. 381f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza, 2015.