(QXD0195) – Design e Inovação
Ementa
Inovação, design e empreendedorismo como propulsores de desenvolvimento social, econômico e ambiental. Metodologias de criação, inovação e gestão em design.
Justificativa
O design pode e deve atuar no desenvolvimento social, especialmente quando observado como um meio de se encontrar soluções inovadoras, amigáveis e econômica e ambientalmente sustentáveis. Aliada à perspectiva de criatividade, busca-se com esta disciplina capacitar o corpo discente a fazer leituras culturais a fim de criar, desde um ponto de vista conceitual, produtos, softwares e serviços que atendam às necessidades e expectativas de públicos específicos.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Desenvolver a capacidade de criação de produtos e serviços pautados na inovação.
Objetivos específicos:
- Reconhecer e compreender cenários culturais propícios ao empreendimento e à criatividade;
- Reconhecer e estar apto a criar demandas econômicas e simbólicas em torno de produtos e serviços;
- Estudar casos de produtos inovadores dentro do campo de design.
Bibliografia básica
- KNIGHT, Carolyn; GLASER, Jessica; CAPANO, Marcos;. Design gráfico e digital: Prática e ideias criativas. São Paulo: Rosari, 2012. ISBN10: 85-8050-009-5, ISBN13: 9788580500097.
- FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006. 143 p. (Coleção Fundamentos do Design). ISBN 9788588343436.
- MELO, Chico Homem de. Signofobia. São Paulo: Edições Rosari, 2005. ISBN: 9788588343405.
Bibliografia complementar
- BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, ISBN10: 85-407-0146-4, ISBN13: 9788540701465.
- PINHEIRO, Patrícia P. Direito Digital. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786555598438. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555598438/. Acesso em: 27 set. 2022.
- SAMARA, Timothy. Evolução do design: da teoria à prática : guia de princípios básicos do design aplicados a projetos contemporâneos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. 272p. ISBN 9788577805839 (Broch.).
- SKOLOS, Nancy; WEDELL, Thomas. O processo do design gráfico: do problema à solução. São Paulo: Rosari, 2012. ISBN10: 85-8050-020-6, ISBN13: 9788580500202
- WOLLNER, Alexandre. Textos recentes e escritos históricos. São Paulo: Rosari, 2003. ISBN10: 85-88343-03-7, ISBN13: 9788588343030.