(QXD0192) – Processos de Criação
Ementa
Conceituação de criação, inovação e criatividade. Criatividade dentro da metodologia de projeto. Comportamento criativo. Processo de desenvolvimento da criatividade. Bloqueios e obstáculos à criatividade. Técnicas e ferramentas individuais e grupais de geração e avaliação de alternativas: brainstorm, mapa mental, escrita livre, desenho a partir de forma, painel de referências, diário de ideias, fotocomposição, elaboração de paleta de cores, etc. Jogos, atividades e testes lógicos e criativo.
Justificativa
O design de software está inserido dentro do panorama da economia criativa. Sendo uma atividade
econômica que depende do conteúdo simbólico – nele incluso a criatividade como fator mais expressivo para a produção de bens e serviços. A disciplina de processos de criação pretende ampliar o entendimento da criatividade no cotidiano, aprofundado conceitos e aplicando técnicas de fortalecimento desta criatividade individual, para habilitar os alunos a criarem produtos de software
que atendam às necessidades dos seus usuários com qualidade.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Apresentar os princípios, conceitos, técnicas, metodologias em processos de criação.
Objetivos específicos:
- Debater e compreender a importância do uso de técnicas, metodologias e processos de criação;
- Debater a importância do design na criação e desenvolvimento de novos produtos de software;
- Exercitar o uso de diferentes técnicas, metodologias e processos de criação;
- Debater a função do design digital dentro da cadeia de produção de software e outros produtos;
- digitais da economia criativa.
Bibliografia básica
- LOWDERMILK, Travis. Design Centrado no Usuário. 1 ed. Novatec, 2013. 184 pg. ISBN 8575223666. ISBN-13 978-8575223666.
- LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Princípios universais do design: 125 maneiras de aprimorar a usabilidade, influenciar a percepção, aumentar o apelo e ensinar por meio do design. Porto Alegre, RS: Bookman,272 p. ISBN 9788577807383 (broch.)
- MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & thinking design: metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015. 203 p. ISBN 9788575224533 (broch.)
Bibliografia complementar
- OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 29. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2013. 186 p. ISBN 9788532605535.
- VOLPATO, Neri; AHRENS, Carlos Henrique (Editor). Prototipagem rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Blucher, 2007.. 272p. ISBN-10: 8521203888 ISBN-13: 9788521203889
- KNIGHT, Carolyn; GLASER, Jessica. Design Gráfico e Digital Prática e Ideias Criativas. Conceitos, Metodologia e Dicas Para Criação de Um Portfólio. São Paulo: Rosari, 2012. 256 p. ISBN 9788580500097 (broch.).
- BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação visual e multimídia. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2010. 149 p. ISBN 9788522106387 (broch.).
- ESCOSTEGUY, Cléa C.; CORRÊA, Romualdo. Metodologia do ensino de artes. Porto Alegre: Grupo A, 2017. E-book. ISBN 9788595021136. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595021136/. Acesso em: 26 set. 2022.