(QXD0189) – Avaliação da Interação Humano-Computador
Ementa
Conceitos básicos de Interação Humano-Computador. Introdução à Avaliação: O quê, por que, quando e onde avaliar. Técnicas de coleta de dados dos usuários. Métodos de Avaliações da Interação: investigação, inspeção, observação. Questões éticas envolvidas na avaliação.
Justificativa
Avaliar a qualidade de um sistema computacional é uma das etapas mais importantes do design de sistemas interativos. Não é preciso apenas aprender o conhecimento teórico e prático para o desenvolvimento de sistemas, é necessária também a sensibilidade dos designers em avaliarem seu próprio trabalho em termos de fatores de qualidade de uso, como usabilidade, experiência do usuário, comunicabilidade e acessibilidade. Os alunos devem se capacitar nas principais técnicas e métodos de avaliação de sistemas interativos, tanto através de inspeções quanto de estudos empíricos.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Capacitar os alunos para conhecer e aplicar metodologias e ferramentas de avaliação de sistemas.
Objetivos específicos:
- Capacitar os alunos para conhecer a importância da avaliação como uma das atividades do design de interação;
- Apresentar os diversos critérios de qualidade de uso de sistemas: usabilidade, experiência do usuário, comunicabilidade, acessibilidade, sociabilidade, jogabilidade, etc;
- Apresentar os diversos tipos métodos de avaliação: investigação, inspeção, observação
- Discutir sobre avaliação para diferentes tipos de dispositivos: web, smartphones, jogos, tecnologias vestíveis etc;
- Capacitar os alunos a aplicarem na prática avaliações da interação em todas as suas etapas: planejamento, coleta de dados, análise e apresentação de dados.
Bibliografia básica
- PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013. xiv, 585 p. ISBN 9788582600061 (broch.).
- BARBOSA, Simone D. J.; SILVA, Bruno Santana da. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, c2010. 384 p. (Série SBC, Sociedade Brasileira de Computação). ISBN 9788535234183 (broch.).
- SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Avaliação e projeto no design de interfaces. 2.ed., rev. amp. Teresópolis, RJ: 2AB, 2010. 223 p. ISBN 9788586695469.
Bibliografia complementar
- CYBIS, Walter de Abreu; BETIOL, Adriana Holtz.; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2015. 496 p. ISBN: 9788575224595
- SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Design participativo: técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2012. 170 p. ISBN 9788561556167
- LAZAR, Jonathan; FENG, Jinjuan Heidi; HOCHHEISER, Harry. Research methods in human-computer interaction. John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 9780470723371
- BERNHAUPT, Regina. Evaluating user experience in games: concepts and methods. New York, NY: Apress, 2010. ISBN 9781848829633 (ebook). Disponível em: <http://link.springer.com/book/10.1007/978-1-84882-963-3>. Acesso em: 3 nov. 2016.
- SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Design participativo: técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2012. 170 p. ISBN 9788561556167