(QXD0163) – Comunicação Visual II
Ementa
Percepção da cor, aspectos físicos, fisiológicos e culturais. Estudo teórico/prático das relações cromáticas nas artes plásticas e gráficas.
Justificativa
Tendo por base a sintaxe da linguagem visual, esta disciplina desenvolve em termos práticos os fundamentos estudados em Comunicação Visual I, pensando o design enquanto um processo integrado a diversas esferas de atuação de organizações em geral. A expressividade visual do design deve ser trabalhada sob uma perspectiva crítica que faça do aluno um conhecedor e criador de soluções gráficas condizentes aos valores e objetivos pretendidos num projeto de design. Apresenta-se, assim, um contexto de realização prática e conceitual.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer, criticar e criar soluções visuais para projetos gráficos e de design de interfaces.
Objetivos específicos:
- Oferecer um espaço de discussão e realização prática de soluções visuais;
- Trabalhar conceitos e técnicas de criação e criatividade em comunicação visual;
- Trabalhar a composição de layouts, grids e projetos gráficos;
- Abordar projetos e procedimentos de identidade visual.
Bibliografia básica
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 509 p. ISBN 9788522126002 (broch.).
- FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 6ª ed., 2011. ISBN10: 85-212-0546-5, ISBN13: 9788521205463.
- KNIGHT, Carolyn; GLASER, Jessica; CAPANO, Marcos. Design gráfico e digital: Prática e ideias criativas. São Paulo: Rosari, 2012. ISBN10: 85-8050-009-5, ISBN13: 9788580500097
Bibliografia complementar
- FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. São Paulo: SENAC São Paulo, 2ª ed, 2010 ISBN 10: 85-7359-593-0, ISBN13: 9788573595932.
- MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes. 2001. (Coleção a) ISBN 10: 8533606354 ISBN13: 9788533606357
- PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2003. ISBN10: 8574581267, ISBN13: 9788574581262.
- VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura: Design Gráfico. 2. ed. Teresópolis, RJ: 2AB, 2009. 175p. ISBN: 9788586695391
- SAMARA, Timothy. Evolução do Design: da teoria à prática. Porto Alegre: Bookman, 2010, ISBN: 9788577805839