(QXD0159) – Modelagem Tridimensional
Ementa
Desenvolvimento de conceitos de uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D. Criação de avatares, terrenos e mundos virtuais apoiados por ferramentas de modelagem tridimensional. Simulação. Animação e física aplicada a mundos virtuais. Realidade aumentada e realidade virtual.
Justificativa
A disciplina tem, no projeto pedagógico do curso, a função de desenvolver as habilidades e competências para representar e manipular o espaço tridimensional com sistemas digitais. Fundamentos de modelagem para o desenvolvimento de ilustrações, infografia, animação, motion graphics e produtos.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Apresentar os princípios e conceitos, teóricos e práticos da modelagem digital tridimensional para ilustração, infografia, motion graphics e desenvolvimento de produtos e serviços.
Objetivos específicos:
- Debater e compreender a história da computação gráfica e da modelagem 3D;
- Desenvolver a habilidade de representar, projetar com sistemas de modelagem 3D;
- Desenvolver modelos 3D para a prototipagem digital com intuito do estudo da forma, volume e relações de conjunto em projeto.
Bibliografia básica
- RIBEIRO, Marcello Marinho; MENEZES, Marco Antonio Figueiredo. Uma breve introdução à computação gráfica. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2010. v, 73 p. ISBN 9788573939507 (broch.).
- AZEVEDO, Eduardo.; CONCI, Aura. Computação gráfica: geração de imagens. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, c2003. 353 p. + 1 DVD ISBN9788535212525 (broch.).
- RIBEIRO, Antônio Clélio; PERES, Mauro Pedro; IZIDORO, Nacir. Curso de desenho técnico e AutoCAD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.XX,362 [1] p. ISBN 9788581430843 (broch.).
Bibliografia complementar
- WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. 2. ed. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2010. 352 p. ISBN 8533608616 (broch.).
- GOMES, Jonas de Miranda; VELHO, Luiz. Fundamentos da computação gráfica. Rio de Janeiro, RJ: IMPA, 2008. 603 p. (Computação e matemática) ISBN 852440200-8.
- FLAVELL, Lance; SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Beginning Blender: Open Source 3D Modeling, Animation and Game Design. Springer eBooks XVIII, 448 p ISBN 9781430231271.
- JAMES, Daniel; SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Crafting Digital Media: Audacity, Blender, Drupal, GIMP, Scribus and Other Open Source Tools. Springer eBooks 450 p ISBN 9781430218883.
- WELLS, Paul; QUINN, Joanna; MILLS, Les. Desenho para animação. Porto Alegre: Bookman, 2012. 199 p. (Animação básica ; v. 3). ISBN 9788540701526 (broch.).