(QXD0130) – História do Design
Ementa
Fundamentos e conceitos do design. Funções e dimensões sociais e econômicas do design. Design, produção e sociedade. Escolas e movimentos do design ao longo dos séculos XIX e XX. Design no Brasil. Consumo e produção nas eras industrial e pós-industrial. O design e a tecnologia digital.
Justificativa
Diante de novas tecnologias digitais, a área do design passa por transformações técnicas, conceituais e
epistemológicas, as quais correspondem não só aos procedimentos de realização como aos objetos e funções específicos do design. Para a compreensão do cenário atual e futuro, é fundamental o conhecimento da história da formação, cerceamento e reconhecimento do design enquanto área própria de atuação, assim como as especificidades relacionadas a escolas, movimentos e teorias que lhe deram forma.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Conhecer a história do design e sua relação com a história da cultura, da sociedade e da economia.
Objetivos específicos:
- Descrever os diferentes contextos históricos e as circunstâncias que atuaram na constituição do design enquanto área de atuação e conhecimento;
- Conhecer as principais escolas e movimentos que fazem parte da história do design, bem como suas bases político-teóricas e a relação com seus contextos socioculturais;
- Conhecer, criticar e relacionar diferentes processos de criação e desenvolvimento em design com distintos momentos históricos.
Bibliografia básica
- BARBOSA, Livia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 68 p. (Passo-a-passo ; 49). ISBN 9788571108134 (broch.).
- DOS SANTOS, Jana Cândida Castro; SOUZA, Jéssica Pinto D. História da arte e do design. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595026582. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595026582/. Acesso em: 26 set. 2022.
- CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blücher, 3a ed. Rev. Amp. 2008. P. 276. ISBN: 9788521204565.
Bibliografia complementar
- BÜRDEK, Bernhard E.. Design: história, teoria e prática do Design de produtos; tradução Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blucher, 2ª edição. 2010. 496 p. ISBN: 9788521205234.
- MOURA, Mônica; VALESE, Adriana. Faces do design 2: ensaio sobre arte, cultura visual, design gráfico e novas mídias. São Paulo, SP: Edições Rosari,180 p. (Coleção Textos Design). ISBN 9788588343399.
- CARA, Milena. Do Desenho Industrial ao Design no Brasil – Coleção Pensando o Design. Edgard Blucher. 2010. 1ª edição. ISBN: 9788521205609.
- ROYO, Javier. Design digital. São Paulo, SP: Rosari, 2008. 169 p. (Fundamentos do Design). ISBN 9788588343672.
- SCHNEIDER, Beat. Design ‐ uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Blucher, 2010. ISBN: 9788521205098.