(QXD0126) – Psicologia e Percepção
Ementa
O ser humano em sua relação com o mundo. Processos psicológicos relacionados à percepção,
sensação e cognição. Aprendizagem, memória, motivação, emoção e linguagem.
Justificativa
Os processos psicológicos envolvidos na relação do homem com o mundo tecnológico/mercadológico demandam uma compreensão apurada dos profissionais de Design Digital acerca das percepções, sensações, sentimentos, motivações e linguagens para que este profissional seja capaz de problematizar, projetar e criar produtos levando em consideração a relação dialética de transformação do humano e de seus objetos culturais passíveis de diferentes significações. Nesta disciplina, pretende-se prover subsídios para que os alunos desenvolvam conhecimento sobre psicologia, percepção e comunicação, considerando a singularidade do humano e dos processos de significação.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Compreender a importância da ciência psicológica e os principais fenômenos psicológicos estudados para fundamentar a prática criativa do designer.
Objetivos específicos:
- Identificar os fenômenos estudados pela psicologia e as relações com o profissional de Design Digital;
- Entender os processos de percepção individual, sensação, cognição, aprendizagem, motivação, memória, emoção, sentimentos e linguagem;
- Refletir criticamente sobre as construções simbólicas em nosso meio sociocultural e as implicações para o indivíduo.
Bibliografia básica
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 509 p. ISBN 9788522126002 (broch.).
- GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras, 2009. ISBN: 9788586303579.
- MORRIS, Charles G. e MAISTO, Albert A. Introdução à psicologia. 6ª edição. São Paulo, 2004. ISBN: 9788587918680.
Bibliografia complementar
- SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: FAPESP, Iluminuras, 2013. 431 p. ISBN 9788573211528 (broch.).
- VYGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2008. p.194 ISBN13: 9788533624306.
- FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 343 p. (Obras completas; v. 15). ISBN 9788535918717 (broch.).
- FREITAS, Verlaine. Adorno & a arte contemporânea. 2. ed.-. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. (Filosofia Passo-a-Passo 0; 17.). ISBN 9788571107038. Disponível em:<http://lectio.com.br/dashboard/midia/detalhe/1095>. Acesso em: 15 fev. 2018.
- BARBOSA, Livia. Sociedade de consumo. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. (Ciências Sociais Passo-a-Passo; 49.). ISBN 9788571108134.