(QXD0124) – Multimídia
Ementa
Introdução à mídia digital, convergência de mídias. Entretenimento digital e jogos eletrônicos. Cadeia produtiva de mídia digital interativa: etapas, processos, técnicas, profissionais, equipes e produtos. Fundamentos (técnicas e linguagens) de cinema, cinema digital, televisão analógica, televisão digital, videoconferência, rádio, rádio digital, realidade virtual e aumentada, videogame. Conceitos básicos acerca de mídias de armazenamento local e seus formatos. Processo de autoração de mídias de armazenamento local.
Justificativa
Tendo em vista a crescente utilização dos sistemas de multimídia em aplicativos comerciais ou educacionais, bem como em sites da web, esta disciplina visa capacitar o aluno em metodologias de criação e desenvolvimento multimídia e hipermídia.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Desenvolver aplicações hipermídia utilizando ferramentas de autoria multimídia.
Objetivos específicos:
- Distinguir as diferentes mídias e suas características;
- Compreender o conceito de interatividade;
- Capacitar os alunos a compreenderem os fundamentos básicos da área de multimídia;
- Capacitar os alunos a visualizarem os problemas da área de multimídia e as principais iniciativas (em termos de padrões e resultados de pesquisa) para solucioná-los;
- Produzirem conteúdo multimídia de qualidade seguindo padrões internacionais estabelecidos.
Bibliografia básica
- BERTOMEU, J. V. C. Criação visual e multimídia. São Paulo, SP: Cengage
Learning, 2010. 149 p. ISBN 9788522106387 (broch.).
- PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Multimídia: conceitos e aplicações. 2. ed.
Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2011. 368p. ISBN
9788521617709 (broch.).
- LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era
da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010. 206 p. (Coleção
TRANS). ISBN 9788585490157 (broch.).
Bibliografia complementar
- SCHLITTLER, João Paulo A.; COSTA, Carlos Z. TV digital interativa: convergência das mídias e interfaces do usuário. São Paulo: Editora Blucher, 2012 E-book. ISBN 9788521207221. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521207221/. Acesso em: 27 set. 2022.
- PINHEIRO, Patrícia P. Direito Digital. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786555598438. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555598438/. Acesso em: 27 set. 2022.
- ROYO, Javier. Design digital. 2ª edição. São Paulo: Rosari, 2011. ISBN13: 9788580500134
- EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A Linguagem do Cinema. Porto Alegre: Grupo A, 2013. E-book. ISBN 9788582600375. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600375/. Acesso em: 27 set. 2022.
- JESUS, Adriano Miranda Vasconcellos D.; ALVES, George S. Som para Jogos. Porto Alegre: Grupo A, 2020. E-book. ISBN 9786556900476. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900476/. Acesso em: 27 set. 2022.