(QXD0123) – Edição Digital de Imagens


Ementa

Conceitos e elementos da Computação Gráfica aplicados à criação e edição de imagens digitais. Plataformas de hardware e software específicos. Técnicas de seleção e recorte, montagem, tratamento, colorização e filtragem em software para edição de imagens bitmap. Técnicas de criação de ilustrações, vetorização e modificação de atributos em software para edição de imagens vetoriais. Introdução à teoria da cor e suas aplicações na computação gráfica. Técnicas de digitalização de original em papel. Trabalho com modelos mistos (digital e analógico). Criação de texturas e imagens que simulem materiais como madeira, metal e areia.

Justificativa

A produção de imagens digitais e de texturas é uma atividade básica necessária para a vida profissional de uma designer digital. Saber escolher entre os formatos, técnicas e ferramentas os mecanismos mais adequados para a criação e publicação de cada elemento gráfico é fundamental para a qualidade do trabalho final. Assim, esta disciplina tem o objetivo de familiarizar o aluno com ferramentas e técnicas de criação e edição de imagens estáticas, animadas e interativas.

Objetivos

Objetivos gerais:

Objetivos específicos:

Bibliografia básica

Bibliografia complementar

©2025 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.