Perfil do Egresso
O Bacharel em Design Digital atua na concepção, desenvolvimento e execução de projetos e de sistemas que envolvam informações digitais e visuais, observando questões ligadas à qualidade das interações, às atribuições simbólicas, aos aspectos técnicos de produção e execução, além dos atributos de satisfação das pessoas que utilizam suas soluções.
O designer é o profissional capaz de produzir projetos e sistemas orquestrando informações gráficas, artísticas, culturais e tecnológicas, sempre de forma contextualizada com aspectos históricos, traços culturais, potencialidades tecnológicas e características de desenvolvimento das comunidades.
Nessa perspectiva, sua atuação se fundamenta nos eixos do planejamento, estética e tecnologia. Para tanto, demanda:
- o conhecimento e domínio de insumos e processos,
observando aspectos históricos e culturais, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas.
- a criação de novos produtos digitais ou a evolução de produtos existentes em vista de condições sociais, transformações tecnológicas e necessidades de usuários, considerando questões éticas, de segurança e socioambientais.
- o domínio no planejamento de projetos de design, além do mapeamento de necessidades e desenvolvimento de soluções e estratégias, assim como na execução de projetos a partir de uma visão estética e sistêmica de pessoas, processos, ferramentas e produtos.
- a consideração do design como aspecto estratégico de empresas e novos empreendimentos, dando suporte aos processos de tomadas de decisão corporativos.
- a integração de esforços e projetos colaborativos, em vista da crescente diversidade social, cultural e tecnológica envolvida na concepção e desenvolvimento de novos produtos digitais para o mercado.
- a capacidade de coordenar e supervisionar equipes de trabalho que refletem essa diversidade e multidisciplinaridade.
- a avaliação de tecnologias e mídias digitais apropriadas para as necessidades e contexto sociocultural envolvidos nos produtos digitais.
- a consideração do impacto dessas escolhas ao longo de todo o ciclo de vida do produto, indo da concepção ao descarte.
Esse perfil integrador e multidisciplinar tem levado o designer a ser reconhecido como papel estratégico em novos empreendimentos e projetos digitais, tanto na indústria de software como no setor de entretenimento digital, propaganda, games e afins.