No dia 21 de setembro, alunos da disciplina de Design e Inovação realizaram uma visita técnica à Unifor, em Fortaleza, para conhecer projetos desenvolvidos nas instalações da universidade.
O relato que segue foi escrito pela aluna Deborah Gomes.
Sob a supervisão do professor Paulo Victor Sousa, 40 estudantes de DD saíram de Quixadá às 06h30 para o que seria uma viagem bastante enriquecedora para sua formação.
Ao chegar à Unifor, depois de tirar algumas fotos, é claro, o grupo visitou o Lapin – Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades, onde foram apresentados projetos desenvolvidos por alunos e professores da Universidade de Fortaleza. Sua função primária é promover conhecimento prático para o estudantes, de modo que estes consigam se preparar melhor para o mercado de trabalho. Além disso, os participantes do laboratório muitas vezes recebem uma bolsa para ajudá-los a custear a sua graduação. Outro valor que sustenta a pesquisa do Lapin é a promoção de soluções inovadoras, que não existam no mercado até então.
O laboratório possui inúmeros clientes de grande porte, como a Prefeitura Municipal de Fortaleza, Prefeitura Municipal de Sobral, Esmaltec e Enel. Diversos são os perfis que compõem a equipe do Lapin, pois a multidisciplinaridade é o que faz de seus projetos tão inovadores.
No período da tarde, após o almoço nos arredores da Washington Soares, foi hora de conhecer o tão colorido NIC – Núcleo Integrado de Comunicação da Unifor, criado em 1999 e do qual o professor Paulo Victor fez parte alguns anos atrás.
O NIC é um projeto de extensão que visa atender às demandas da comunidade empregando os conhecimentos adquiridos em diversos cursos da universidade. Para fechar parcerias com o Núcleo, é necessário que o cliente não busque fins lucrativos com o projeto, ou que ofereça uma troca de serviços com a Unifor.
O Núcleo Integrado de Comunicação é composto por 9 células, são elas: Agência, Mídia Interativa, Assessoria, Rádio, WEBTV, Eventos, Jornalismo, Foto e A Vibe, cujo foco é Design Thinking. A infraestrutura é constituída por salas climatizadas classificadas por cor, paredes de vidros, mesas e cadeiras confortáveis e ótimos computadores.
Os estudantes que compõem o NIC podem ser voluntários ou bolsistas. São eles que fazem todo o trabalho demandado, tendo os professores apenas como supervisores de suas atividades. Cada membro pode permanecer até 2 anos na equipe, todavia a grande maioria deles constantemente é contratada por empresas antes mesmo de concluir o tempo de participação no projeto. Durante a visita, os estudantes da UFC puderam trocar experiências e informações de contato com cada uma das células do NIC.
Por fim, o grupo conheceu os estúdios de vídeo, foto e rádio da Unifor. Em seguida, por volta das 17h, alunos e professor retornaram a Quixadá, intactos, porém, transformados. Que venham mais viagens como essa e mais experiências enriquecedoras para o curso de Design Digital.
Mais informações:
LAPIN – https://www.unifor.br/web/pesquisa-inovacao/lapin
NIC – https://www.unifor.br/nic
Fonte: Deborah Ferreira Gomes – docente do curso de Design Digital