(QXD0209) – Realidade Virtual
Ementa
Conceitos básicos. Aplicações. Interação 3D. Fatores humanos. Realidade aumentada. Desenvolvimento de sistemas. Dispositivos. Ferramentas.
Justificativa
A realidade virtual tem sido inserida de diversas maneiras em planejamento de mídias para consumo ou produção autoral. Linguagens de programação, dispositivos como óculos ou celulares, aplicativos, ambientes de aprendizagem e até computadores de vestir foram desenvolvidos baseados neste conceito, que necessita estudos aprofundados. Esta disciplina visa capacitar o aluno para análise e produção de iniciativas relacionadas a realidade aumentada, bem como na reflexão sobre estas tecnologias na sociedade atual.
Objetivos
- Compreender o conceito de virtualidade e de realidade aumentada;
- Identificar e analisar iniciativas de realidade virtual e aumentada e seus propósitos;
- Saber selecionar ferramentas de software;
- Projetar e implementar soluções.
Bibliografia básica
- BROOKSHEAR, J G. Ciência da Computação. Porto Alegre: Grupo A, 2013. E-book. ISBN 9788582600313. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600313/. Acesso em: 26 out. 2022.
- AZEVEDO,E.; CONCI,A. Computaçao Grafica, V.1 – Geração De Imagens. Campus, 2003. ISBN: 9788535212525.
- RIBEIRO, Marcello Marinho; MENEZES, Marco Antonio Figueiredo. Uma breve introdução à computação gráfica. Rio de Janeiro (RJ): Ciência Moderna, 2010. ISBN: 9788573939507.
Bibliografia complementar
- PARENTE, Andre. Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed.34, 2011. 301 p. (TRANS) ISBN 8585490276 (broch.).
- LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Princípios universais do design: 125 maneiras de aprimorar a usabilidade, influenciar a percepção, aumentar o apelo e ensinar por meio do design. Porto Alegre, RS: Bookman, 272 p.
- LÉVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34, 2011. 159 p. (Coleção Trans) ISBN 9788573260366(broch.).
- JOSÉ, Marcel F.; REIS, Bruna de S. Projetos Gráficos – Fundamentos 2D e 3D. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. E-book. ISBN 9788536519517. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536519517/. Acesso em: 26 out. 2022.
- KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2007. Livro do pré-simpósio, IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis – RJ, 2007. [recurso eletrônico] http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2007_svrps.pdf.