(QXD0206) – Marketing


Ementa

Conceituação e objetivos do marketing. Ambiente do marketing. Sistemas de marketing. Marketing estratégico. Sistema de informações. Mercado e comportamento dos consumidores.

Justificativa

O marketing está relacionado com o atendimento das necessidades humanas e sociais, e atualmente se constitui um fator de grande relevância para as empresas em geral. Esta importância se revela pelo papel fundamental do marketing e da gestão estratégica da comunicação dentro das organizações. A dificuldade em atender as necessidades dos consumidores de maneira satisfatória tem levado cada vez as organizações a manter uma gestão mais estratégica, as mudanças de comportamento têm exigido dos gestores um novo posicionamento de mercado, pois desta forma elas estarão preparadas para enfrentar novos desafios. O curso promove o estudo detalhado das principais ferramentas de gestão referentes às áreas de planejamento, estratégias e marketing e comunicação, atendendo as necessidades do ambiente de negócios. Além disso, a disciplina demonstra ao estudante a importância das possibilidades e estratégias frente à nova mídia; no enfoque da internet e dos dispositivos móveis como canais de marketing direto e no uso de ferramentas colaborativas para construção de conteúdo em comunidades virtuais empresariais e o papel de dispositivos de integração entre pessoas, e entre pessoas e empresas, como redes sociais, blogs, wiki, entre outros.

Objetivos

Ao final do curso, os alunos devem ser capazes de:

Bibliografia básica

Bibliografia complementar

©2025 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.