(QXD0206) – Marketing
Ementa
Conceituação e objetivos do marketing. Ambiente do marketing. Sistemas de marketing. Marketing estratégico. Sistema de informações. Mercado e comportamento dos consumidores.
Justificativa
O marketing está relacionado com o atendimento das necessidades humanas e sociais, e atualmente se constitui um fator de grande relevância para as empresas em geral. Esta importância se revela pelo papel fundamental do marketing e da gestão estratégica da comunicação dentro das organizações. A dificuldade em atender as necessidades dos consumidores de maneira satisfatória tem levado cada vez as organizações a manter uma gestão mais estratégica, as mudanças de comportamento têm exigido dos gestores um novo posicionamento de mercado, pois desta forma elas estarão preparadas para enfrentar novos desafios. O curso promove o estudo detalhado das principais ferramentas de gestão referentes às áreas de planejamento, estratégias e marketing e comunicação, atendendo as necessidades do ambiente de negócios. Além disso, a disciplina demonstra ao estudante a importância das possibilidades e estratégias frente à nova mídia; no enfoque da internet e dos dispositivos móveis como canais de marketing direto e no uso de ferramentas colaborativas para construção de conteúdo em comunidades virtuais empresariais e o papel de dispositivos de integração entre pessoas, e entre pessoas e empresas, como redes sociais, blogs, wiki, entre outros.
Objetivos
Ao final do curso, os alunos devem ser capazes de:
- Integrar conhecimentos e competências de marketing e gestão estratégica de comunicação na teoria e na prática.
- Conhecer e compreender o comportamento do consumidor, a abordagem dos mercados, e as principais variáveis de marketing;
- Compreender como criar conexões com os clientes;
- Aplicar conceitos do marketing para empresas prestadoras de serviço;
- Identificar o conceito de marketing digital no mundo globalizado;
- Capacitar os alunos a entender a importância dos meios digitais nos negócios como meio eficaz de comunicação e como veículo de captação e manutenção de clientes pelo uso de dispositivos de fidelização, oferta de produtos e gestão de conteúdo.
Bibliografia básica
- KOTLER, Philip. Marketing Para O Século XXI. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2021. E-book. ISBN 9786555202458. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555202458/. Acesso em: 26 set. 2022.
- YANAZE, Mitsuru H.; ALMEIDA, Edgar; YANAZE, Leandro Key H. Marketing digital: conceitos e práticas. Saraiva: Editora Saraiva, 2022. E-book. ISBN Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571441408/. Acesso em: 26 set. 2022.
- TYBOUT, Alice M. Marketing. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. E-book.
ISBN 9788502213623. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502213623/. Acesso em: 26 set. 2022.
Bibliografia complementar
- CASAS, Las; LUZZI, Alexandre. Marketing de Nichos. São Paulo: Grupo GEN, E-book. ISBN 9788522499953. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522499953/. Acesso em: 27 set. 2022.
- KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2015. ISBN 9788543004471(broch.).
- WONG, Ho Y.; FOWDAR, Roshnee R.; MALHOTRA, Naresh; et al. Planos de marketing, 1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. E-book. ISBN Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502206700/. Acesso em: 26 set. 2022.
- CAMARGO, Camila Porto de. Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo. São Paulo: Novatec Editora, 2014. ISBN-13 978-8575223987.
- COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2014. E-book. ISBN 9788595155787. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595155787/. Acesso em: 26 set. 2022.