(QXD0197) – Projeto de Interfaces para Dispositivos Móveis
Ementa
Introdução a design para interfaces em dispositivos móveis. Requisitos e Critérios para construção de interfaces em dispositivos móveis. Padrões de design de interação para dispositivos móveis. Guias para interfaces de usuário (UI Guidelines). Prototipação para dispositivos móveis.
Justificativa
Desenvolver sistemas para dispositivos móveis apresenta muitos desafios. Os diferentes dispositivos variam em sistema operacional, tamanho de tela, formas de interação, quantidade de memória entre outras características. Um desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis deve ser capaz de projetar e desenvolver interfaces que sejam adaptáveis para esses diferentes dispositivos evitando o retrabalho. Essa disciplina pretende usar os conhecimentos obtidos em disciplinas anteriores do curso como “Linguagens de marcação e scripts” e “Interface Humano Computador” para permitir a criação de sistemas mais robustos e seguros.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Aplicar conhecimentos de desenvolvimento de scripts e de princípios da boa comunicação com o usuário (IHC) para construir aplicativos móveis robustos, bem planejados e adaptáveis.
Objetivos específicos:
- Conhecer e desenvolver diferentes arquiteturas de front-end para dispositivos móveis;
- Conhecer e utilizar frameworks conhecidos para desenvolvimento de interfaces móveis responsivas;
- Conhecer e desenvolver novos componentes para desenvolvimento de interfaces para dispositivos móveis.
Bibliografia básica
- ROGERS, Rick; LOMBARDO, John; MEDNIEKS, Zigurd R.; MEIKE, Blake. Desenvolvimento de aplicações Android. São Paulo, SP: Novatec, 2009. xvi, 376 p. ISBN 9788575222034 (broch.).
- FREDERICK, Gail Rahn; LAL, Rajesh. Dominando o desenvolvimento web para smartphone: construindo aplicativos baseados em JavaScript, CSS, HTML e Ajax para iPhone, Android, Palm Pre, BlackBerry, Windows Mobile e Nokia S60. 344 p. Rio de Janeiro: Alta Books,2011.
- LECHETA, Ricardo R. Google android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2. ed. rev. ampl. São Paulo, SP: Novatec, 2010. 608 p. ISBN 9788575222447.
Bibliografia complementar
- LOPES, Sérgio. A Web Mobile Programe para um mundo de muitos dispositivos. 2 ed. Casa do código, 2014. 275 pg. ISBN 8566250230. ISBN-13 9788566250237.
- LEE, Valentino. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo, SP: Pearson Makron Books, 2005. xx, 328 p. ISBN 85346154039 (broch.).
- SALMRE, Ivo. Writing mobile code: essential software engineering for building mobile applications. New Jersey: Addison-Wesley, 2005. xviii, 771p. ISBN 9780321269317 (broch.).
- TIDWELL, Jenifer. Designing interfaces. Sebastopol, Ca: O´Reilly Media, 2006. xx, 331 p. ISBN 9780596008031.
- FRIESEN, Jeff “JavaJeff”; SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Learn Java for Android Development. Springer eBooks XV, 656 p ISBN 9781430231578.