(QXD0029) – Empreendedorismo
Ementa
Conceito de empreendedorismo. A formação da personalidade. O processo comportamental. Fatores de sucesso, o perfil do empreendedor. Desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Lições e práticas
internacionais. Empreendedorismo no Brasil. Importância das MPEs na economia. Globalização dos mercados, dos negócios e das oportunidades. Pesquisas Tecnológicas. Propriedade Intelectual. Transferência de Tecnologia. Papel da inovação. Ambientes de pré-incubação e incubação de ideias. Incubadoras de empresas. Parques Tecnológicos. Capital de Risco. Recursos de Fomento. Fontes de Financiamento. Fundos Setoriais. Programas governamentais. Plano de Negócio. Ferramentas de Plano de Negócios. Projetos.
Justificativa
A situação atual e os cenários que se desenham nos campos econômico e social, apontam para a necessidade do profissional preparar-se para aplicar seus conhecimentos e habilidades em negócios criativos, que venham a disponibilizar soluções à sociedade, nas áreas de formação e especialização escolhidas. Os novos profissionais deverão desenvolver alternativas para a profissão, atuando em consonância com as novas tendências do mercado de trabalho, seja como empreendedores corporativos, de forma autônoma, ou organizados em empresas, mas sempre com a preocupação de oferecer serviços de alta importância e relevância à comunidade. Assim sendo, o empreendedorismo oferece orientação e ferramental necessários ao direcionamento desses profissionais.
Objetivos
- Instrumentalizar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos na área de conhecimento;
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares a gestão desses empreendimentos;
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios;
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
Bibliografia básica
- NAKAGAWA, Marcelo. Plano de Negócio: Teoria Geral. Barueri: Editora Manole, 2011. E-book. ISBN 9788520441916. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520441916/. Acesso em: 27 set. 2022.
- DORNELAS, José. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. São Paulo: Editora Empreende, 2021. E-book. ISBN 9786587052083. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587052083/. Acesso em: 04 out. 2022.
- DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 299 p. ISBN 9788575423387 (broch.).
Bibliografia complementar
- HISRICH, Roberto D. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 662 p. ISBN 9788577803460 (broch. ).
- FARAH, Osvaldo Elias. Empreendedorismo estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 251 p. ISBN 9788522106080 (broch.).
- FERRARI, Roberto. Empreendedorismo para computação: criando negócios em tecnologia. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 164 p. ISBN 9788535234176 (broch.).
- CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas, um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3. ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Saraiva, 2008. 281 p. ISBN 9788502067448 (broch.).
- FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 557 p. ISBN
9788573028638.