(QXD0165) – Projeto Integrado II
Ementa
Projeto prático interdisciplinar ligado a temáticas de interesse da sociedade em geral e/ou comunidade local, envolvendo questões como educação ambiental, direitos humanos, ética e cidadania, relações étnico-raciais, deficiência e acessibilidade, economia e educação. O projeto deve ter ênfase
no desenvolvimento de produtos, aplicando conhecimentos das áreas de programação e direção de arte.
Justificativa
A disciplina tem, no projeto pedagógico do curso, a função de desenvolver as dimensões cognitivas, psicossociais e motoras, promovendo as habilidades e as competências relacionadas a concepção, ao planejamento, ao desenvolvimento, a implantação, a gestão, a apresentação, a defesa e a avaliação de projetos de design digital. Assim, o desenvolvimento de produtos e de serviços, através do estudo de problemas do cotidiano, ajuda os discentes a formarem uma visão metodológica integrada, interdisciplinar e transdisciplinar. A experiência projetual no âmbito do curso deve ajudar a formar uma reflexão prática, teórica e crítica capaz de auxiliar o designer a conduzir no cotidiano as suas atividades profissionais.
Objetivos gerais:
- Discutir a relação estabelecida entre o design, o cliente e o público-alvo, na configuração de produtos ou serviço de design digital;
- Experimentar a aplicação de metodologias projetuais na resolução de problemas de design para a concepção, o desenvolvimento, a implantação e a gestão de projetos de design digital;
- Experimentar práticas para gerenciamento de projetos de design para artefatos digitais, considerando a relação designer, cliente e público alvo;
- Experimentar, através do trabalho em equipe, os diferentes aspectos das relações interpessoais envolvidos no trabalho do design.
- Propor soluções relevantes para a sociedade, a partir da investigação de questões envolvendo educação ambiental, direitos humanos, ética e cidadania, relações étnico-raciais, deficiência e acessibilidade, economia e educação.
Objetivos específicos:
- Dominar os processos de concepção, desenvolvimento e implantação do projeto de informação, do projeto de interface, do projeto de navegação e do projeto de interação;
- Desenvolver um projeto completo de artefato digital;
- Avaliar a interação humano-computador do produto produzido;
- Experimentar a conciliação das necessidades, desejos e anseios do designer, do cliente e do público-alvo (indivíduo, usuário, interator e/ou indutor de atividade) na resolução de produtos e serviços digitais;
- Debater o uso dos dispositivos eletrônicos digitais no âmbito do projeto de produtos e serviços digitais;
- Experimentar a resolução de problemas de comunicação, linguagem, arquitetura de informação, interação, navegação, imersão e experiência;
- Considerar as recomendações de comunicabilidade, leiturabilidade e acessibilidade sem que seja afetada a qualidade da experiência de interação.
Bibliografia básica
- NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web. Rio de Janeiro: Elsevier, c2007. xxiv, 406 p. ISBN 9788535221909.
- KNIGHT, Carolyn; GLASER, Jessica. Design gráfico e digital: prática e ideias criativas: conceito, metodologia e dicas para criação de um portfólio. São Paulo: Rosari, 2012. 256p. ISBN13: 9788580500097.
- ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. xiv, 585 p. ISBN 9788582600061 (broch.).
Bibliografia complementar
- HELLER, Steven. Linguagens do design: compreendendo o design gráfico. 2. ed., rev. São Paulo: Rosari, 2010. 452p. ISBN13: 9788588343924.
- FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006. 143p. (Coleção Fundamentos do Design). ISBN13: 9788588343436.
- SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Design participativo: técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012. 170 p. ISBN 9788561556167.
- SHNEIDERMAN, Ben. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 4th ed. Boston, Massachusetts: Pearson/Addison Wesley, c2005. xviii, 652 p. ISBN 1292023902.
- LAZAR, Jonathan; FENG, Jinjuan Heidi; HOCHHEISER, Harry. Research methods in human-computer interaction. Chichester, West Sussex: Wiley, xv, 426 p. ISBN 9780470723371 (broch.).