(QXD0162) – Sociedade, Culturas e Tecnologias
Ementa
A Sociedade da informação. Tecnologias e sociabilidade. As tecnologias da informação e a sociedade: aspectos econômicos, políticos e sociais. Internet: informação, diversão e interação. Ciberespaço e interatividade. Novas tecnologias, novas mídias. Copyleft. Indústria cultural e indústria de jogos eletrônicos.
Justificativa
Vivemos um momento em que as relações sociais e as atividades da economia e da política como um todo são baseadas em tecnologias da informação, cujas mediações e trocas simbólicas se dão por meio de dispositivos digitais conectados em rede. A compreensão de aspectos gerais da chamada Sociedade da Informação é fundamental para a execução de projetos que lidem com essa dimensão infocomunicacional e interativa. A formação em design pede, assim, estudos temáticos ligados a práticas e conceitos contemporâneos que se relacionem com tecnologias digitais, com a cibercultura e as interações em rede.
Objetivos
Objetivos Gerais:
- Conhecer os aspectos da Sociedade da informação e suas características relacionadas às
tecnologias de informação em suas dimensões econômica, política e social.
Objetivos específicos:
- Identificar novas tecnologias, ferramentas e meios de produção e veiculação de conteúdo em rede;
- Analisar o potencial das tecnologias em rede para informação, diversão e interação em diferentes ambientes de interatividade;
- Discutir aspectos da Indústria cultural, a propriedade intelectual e os direitos autorais;
- Conhecer e discutir aspectos relacionados à indústria criativa.
Bibliografia básica
- JENKINS, Henry. FORD, Sam. GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. 2014. São Paulo. Ed. Aleph. ISBN: 8576571625.
- RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. 2012. Florianópolis. Ed. Sulina. ISBN852050650X
- SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua. 2013. São Paulo. Ed. Paulus. ISBN 8534936374.
Bibliografia complementar
- ASSANGE, Julian. APPELBAUM, Jacob. MULLER-MAGUHN, Andy. ZIMMERMANN,
Jeremie. Cypherpunks: Liberdade e o Futuro da Internet. Trad. Cristina Yamagami. 2013. São
Paulo. Ed. Boitempo Editorial. 200p. ISBN: 8575593072.
- LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropólogico. 24. ed. Rio de Janeiro: Zahar,
2009. 117p. (Etnologia) ISBN 9788571104389 (broch.).
- BRITTO, Sergio Branco Walter. O que é Creative Commons? 2013. Rio de Janeiro. Ed. FGV.
ISBN 8522513740.
- FELICE, Massimo di. LEMOS, Ronaldo. A vida em rede. 2014. Ed. Papirus. 7Mares. 144p. ISBN:
8561773618.
- SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio
de Janeiro: Zahar, 2001. ISBN 9788537805183. Disponível em:
<http://lectio.com.br/dashboard/midia/detalhe/1374>