QXD0161 – Semiótica
Ementa
Estudo das teorias da significação tendo em vista suas possibilidades de análise de distintos objetos e manifestações culturais.
Bibliografia básica
- SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2010. E-book. ISBN 9786555583229.Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555583229/. Acesso em: 26 set. 2022.
- NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Editora 2ab, (1ª edição, 5ª tiragem). ISBN-13: 9788586695315 ISBN-10: 8586695319
- SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning Brasil, E-book. ISBN 9788522126989. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522126989/. Acesso em: 26 set. 2022.
Bibliografia complementar
- CHIACHIRI, Roberto. O poder sugestivo da publicidade: uma análise semiótica. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018. E-book. ISBN Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522126583/. Acesso em: 26 set. 2022.
- FARIAS, Priscila; QUEIROZ, João. Visualizando Signos: modelos visuais para as classificações síginicas de Charles S. Peirce. São Paulo: Editora Blucher, E-book. ISBN 9788580392746. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580392746/. Acesso em: 26 set. 2022. VOLLI, Ugo. Manual de semiótica. São Paulo: Edições Loyola, 2008. ISBN-13: 9788515032730 ISBN-10: 8515032732
- SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica (Coleção primeiros passos Vol. 103). São Paulo, Brasiliense. 1983. ISBN 851101103X
- PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. (Coleção estudos Vol. 93) São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. 2ª edição (1ª reimpressão). ISBN-13:9788527302463 ISBN-10: 8527302462