(QXD0160) – Projeto Integrado I
Ementa
Projeto prático interdisciplinar ligado a temáticas de interesse da sociedade em geral e/ou comunidade local, envolvendo questões como educação ambiental, direitos humanos, ética e cidadania, relações étnico-raciais, deficiência e acessibilidade, economia e educação. O projeto deve ter ênfase nos usuários, aplicando conhecimentos das áreas de interação humano-computador e semiótica.
Justificativa
A disciplina tem, no projeto pedagógico do curso, a função de desenvolver as dimensões cognitivas, psicossociais e motoras, promovendo as habilidades e as competências relacionadas a concepção, ao planejamento, ao desenvolvimento, a implantação, a gestão, a apresentação, a defesa e a avaliação de projetos de design digital. Assim, o desenvolvimento de produtos e de serviços, através do estudo de problemas do cotidiano, ajuda os discentes a formarem uma visão metodológica integrada, interdisciplinar e transdisciplinar. A experiência projetual no âmbito do curso deve ajudar a formar uma reflexão prática, teórica e crítica capaz de auxiliar o designer a conduzir no cotidiano as suas atividades profissionais.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Compreender a relação estabelecida entre o design, o cliente e o público-alvo, na configuração de produtos ou serviço de design digital;
- Experimentar a aplicação de metodologias projetuais na resolução de problemas de design para a concepção, o desenvolvimento, a implantação e a gestão de projetos de design digital;
- Experimentar práticas para gerenciamento de projetos de design para artefatos digitais;
- Experimentar, através do trabalho em equipe, os diferentes aspectos das relações interpessoais envolvidos no trabalho do design;
- Propor soluções relevantes para a sociedade, a partir da investigação de questões envolvendo educação ambiental, direitos humanos, ética e cidadania, relações étnico-raciais, deficiência e acessibilidade, economia e educação.
Objetivos específicos:
- Compreender os processos de concepção, desenvolvimento e implantação do projeto de informação, do projeto de interface, do projeto de navegação e do projeto de interação;
- Prototipar um artefato digital;
- Debater os processos de interação;
- Experimentar a conciliação das necessidades, desejos e anseios do designer, do cliente e do público-alvo (indivíduo, usuário, interator e/ou indutor de atividade) na resolução de produtos e serviços digitais;
- Debater o uso dos dispositivos eletrônicos digitais no âmbito do projeto de produtos e serviços digitais;
- Experimentar a resolução de problemas de comunicação, linguagem, arquitetura de informação, interação, navegação, imersão e experiência;
- Considerar as recomendações de comunicabilidade, leiturabilidade e acessibilidade sem que seja afetada a qualidade da experiência de interação.
Bibliografia básica
- FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006. 143p. (Coleção Fundamentos do Design). ISBN13:9788588343436.
- MELO, Chico Homem de. Signofobia. São Paulo: Rosari, 2005. 109p. (TextosDesign). ISBN10: 8588343401.
- LEITE, Ricardo. Ver é compreender: design como ferramenta estratégica de negócio. 2. ed. -. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2010. 297 p. ISBN13:9788577560738.
Bibliografia complementar
- MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,378p. (Coleção A). ISBN13: 9788580632293.
- MOURA, Mônica; VALESE, Adriana. Faces do design 2: ensaio sobre arte, cultura visual, design gráfico e novas mídias. São Paulo, SP: Edições Rosari,180p. (Coleção Textos Design). ISBN13: 9788588343399.
- PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo, SP: Blucher, 2008. xxii,183 p. ISBN13: 9788521204381.
- KNIGHT, Carolyn; GLASER, Jessica. Design gráfico e digital: prática e ideias criativas: conceito, metodologia e dicas para criação de um portfólio. São Paulo: Rosari, 2012. 256p. ISBN13: 9788580500097.
- DINSMORE, Paul C.; CABANIS-BREWIN, Jeannette. AMA: manual de gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2009. xxii, 498p. ISBN 9788574523237 (broch.).