QXD0129 – Programação para Design
Ementa
Estudo e utilização das estruturas dinâmicas que permitem o desenvolvimento de aplicações mais eficientes, confiáveis e estruturadas. Introduzir o paradigma de programação orientada a objetos (OO), juntamente com seus conceitos de classes, objetos, herança, encapsulamento e polimorfismo, além dos conceitos de Interfaces e exceções que são inerentes às linguagens de programação orientadas a objetos.
Bibliografia básica
- SILVEIRA, Paulo; ALMEIDA, Adriano. Lógica de programação: crie seus primeiros programas usando JavaScript e HTML. São Paulo, SP: Casa do Código, [2012]. vii , 163 p. (Caelum). ISBN 9788566250220
- FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1062 p. ISBN 9788565837194.
- RESIG, John; BIBEAULT, Bear. Segredos do ninja JavaScript. São Paulo:Novatec, 2013. 488 p. ISBN 9788575223284
Bibliografia complementar
- MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2007. xxviii, 441p. ISBN 9788576081456.
- BLAHA, Michael; RUMBAUGH, James. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ: Campus; Elsevier,xvii, 496 p. ISBN 9788535217537
- ZAKAS, Nicholas C. Princípios de orientação a objetos em JavaScript. São Paulo: Novatec, 2014. 126 p. ISBN 9788575223895 (broch.)
- FREEMAN, Eric; ROBSON, Elisabeth. Use a cabeça! programação em HTML 5: desenvolvendo aplicativos para web com JavaScript. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014. xxxii, 573 p. (Use a cabeça!). ISBN 9788576088455.
- FOWLER, Martin. UML essencial: Um breve guia para a linguagem-padrão de modelagem de objetos. Editora Bookman. 3a edição. 2005. ISBN: 8536304545