(QXD0127) – Comunicação Visual I
Ementa
Desenvolvimento e compreensão da linguagem visual. Criação, sistematização, organização e composição de elementos visuais. Estudo da forma. Estudo da percepção visual. Princípios do design gráfico.
Justificativa
A linguagem visual possui sua própria sintaxe, a qual se dá pelo uso de formas, cores e da interação entre elas. As representações pictóricas expressam intenções comunicativas que, se bem trabalhadas, auxiliam na composição dos objetos do design e, consequentemente, na dimensão comunicativa destes. A disciplina apresenta, pois, um curso aplicado da sintaxe visual, focado especificamente no estudo da forma. Busca-se, assim, desenvolver nos discentes uma capacidade de compreensão e manuseio da expressividade gráfica, o que lhe servirá ao longo de toda sua atuação profissional.
Objetivos
Objetivos gerais:
- Desenvolver a capacidade de compreensão crítica sobre os fundamentos da linguagem visual, praticando técnicas de criação e composição visualmente comunicativas.
Objetivos específicos:
- Obter fundamentação de análise crítica da sintaxe da linguagem e da percepção visual;
- Desenvolver técnicas e habilidades de criação e composição gráfica;
- Estimular a capacidade de síntese e sistematização em processos visuais, articulando a percepção, a imaginação, a expressão e a reflexão nos campos da arte e do design.
Bibliografia básica
- DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção a) ISBN10: 8533623828. ISBN13: 9788533623828.
- MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 350 p. ISBN 8533606354 (broch.).
- WONG, W. Princípios de forma e desenho. 2ª edição. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. ISBN10: 8578272587 ISBN13: 9788578272586.
Bibliografia complementar
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 509 p. ISBN 9788522126002 (broch.).
- GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9.ed. São Paulo: Escrituras, 2009. ISBN: 9788586303579.
NOBLE, Ian; BESTLEY, Russell. Pesquisa Visual. Porto Alegre: Grupo A, E-book. 2013 ISBN 9788565837897. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565837897/. Acesso em: 27 set. 2022.
- HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel,159 p. ISBN 9788521304265 (broch.).
- WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. 4ª edição. São Paulo: Callis. 2013. ISBN13: 9788574168364.