A disciplina Processos de criação, ministrada pela professora Rochelle Silveira, apresenta a palestra A desimportância como lupa: a insignificância enquanto prática e poética, com Renata Froan. A fala ocorreu nesta segunda-feira, dia 08, às 15h30, na sala multiuso (bloco 2, térreo).
Na ocasião, foi apresentada a pesquisa que está sendo desenvolvida no mestrado em Artes da Universidade Federal do Ceará (PPGARTES/UFC). Tomando como lupa as noções de infraordinário, da poeta Marília Garcia e do escritor Georges Perec, e de desutilidade poética, do poeta Manoel de Barros, a propost é “discutir a insignificância, a partir dos meus processos de criação com cadernos de artista, para pensá-la enquanto poética, por meio do que chamo — provisoriamente — de Práticas Insignificantes”, afirma Renata.
Renata Froan é artista visual, escritora, jornalista e educadora. Tem graduação em Comunicação Social – Jornalismo (Unifor) e Licenciatura em Artes Visuais (IFCE). É aluna do mestrado em Artes da Universidade Federal do Ceará (PPGARTES/UFC) na linha de concentração “Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas”.