O curso de Design Digital tem a finalidade de formar bacharéis com conhecimentos envolvendo quatro áreas: tecnologia, design, comunicação e artes. Essa formação interdisciplinar tem entregado ao mercado profissionais dotados de habilidades tecnológicas, humanísticas, artísticas e científicas que favorecem o desenvolvimento de produtos, tecnologias e interfaces digitais.
Por TECNOLOGIA, entendemos a aptidão no planejamento, concepção e desenvolvimento de produtos e interfaces digitais envolvendo diversas linguagens e ambientes computacionais.
Já as áreas de DESIGN, COMUNICAÇÃO e ARTES são vistas como pilares essenciais para dar ao bacharel a formação diferenciada a que o curso de Design Digital se propõe, em comparação com outros cursos de TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação.
Essas áreas contribuem para as formações humanística, artística, comunicacional, crítica e criativa que se espera do egresso, sendo fruto da necessidade de se considerar os fatores humanos em todo o ciclo de vida de sistemas computacionais interativos.
A formação em Design Digital tem como objetivos:
O curso de Design Digital apresenta um campo fértil de exploração da área de IHC em toda sua multidisciplinaridade, alinhado à computação.
Situado num campus temático na área de TIC e diante da demanda por uma formação híbrida nesse campo de atuação, a graduação em Design Digital aborda o design como atividade meio, voltada à informática, tendo a vertente digital a partir de uma formação multidisciplinar.
Desse modo, os conteúdos abordados no decorrer do curso abrangem conhecimentos relativos a diferentes campos como história da arte, história do design, ergonomia, interação humano-computador, computação gráfica, programação de computador, semiótica, marketing, tipografia, métodos projetuais, dentre outros, visando à concepção e ao desenvolvimento de conceitos destinados à comunicação visual, à interatividade, ao projeto de produto digital e às suas possibilidades comerciais.
Essas características, pelo seu caráter inovador, ampliam o espaço no mercado de trabalho para o egresso, em uma área de contínua transformação conceitual e de procedimentos de desenvolvimento.
Na perspectiva de contemplar a legislação em vigor que estabelece as diretrizes curriculares para a organização e o funcionamento dos cursos superiores o tempo ideal de permanência do aluno no Curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará no Campus de Quixadá será de oito semestres. Após a conclusão de 3008 horas de aula, o estudante obterá o grau de Bacharel em Design Digital.
Dentro do montante de 3008 horas, a graduação em Design Digital também contabiliza outros tipos de atividades, as quais buscam proporcionar aos discentes experiências complementares de formação e amadurecimento pessoal e profissional. Saiba mais sobre a Integralização Curricular em Design Digital.
A elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Design Digital da UFC foi fundamentada na atual legislação educacional brasileira relativa à legislação básica que normatiza a graduação, a saber: