Optativas para 2023.1

Escrito em: 24 de janeiro de 2023 | Atualizado em: 30 de agosto de 2023

Aqui se encontram as disciplinas optativas ofertadas para Design Digital no semestre de 2023.1 e seus planejamentos gerais. Ementas com informações mais específicas e bibliografias podem ser encontradas na página de Estrutura Curricular.

User Experience (UX) – Ingrid Monteiro

A disciplina de UX é uma oportunidade para os alunos que se identificam com a área de IHC colocarem em prática conceitos, processos e ferramentas adotados no mercado de UX Research e UX Design. São vistos conceitos bem atuais como Fundamentos e Elementos de UX, Vieses Cognitivos, Atomic Research, Design de Serviços, Design Emocional, Processos de Design (Design Thinking, Double Diamond, entre outros). Durante o semestre os alunos pesquisam e propõem o redesign de um produto ou serviço digital consolidado no mercado, utilizando as técnicas vistas.

Seminários – João Vilnei

Neste semestre, o que está planejado é focar as discussões em questões relacionados ao som, um tema que é abordado muito transversalmente no curso e que, mesmo assim, tem sido explorado em diferentes projetos desenvolvidos pelos alunos, como o TCC de Richallyson Soares. O som está presente na natureza e em todas as manifestações humanas, de uma infinidade de modos, sendo cada vez mais importante em produções audiovisuais, especialmente naquelas que buscam a imersão do público, tanto em sistemas on e como em offline. A compreensão mínima de técnicas de captura e produção, edição e tratamento de áudio é, dessa forma, o diferencial importante para profissionais com formação em Design Digital, que atua na concepção, desenvolvimento e execução de projetos e de sistemas que envolvam informações digitais e visuais, para atuar tanto na indústria de software como no setor de entretenimento digital e comunicação.

Fotografia – Paulo Victor

A disciplina de fotografia buscará trabalhar inicialmente a história e a teoria da fotografia de modo geral, com realizações experimentais ao longo do semestre. Parte das avaliações se dará na forma de realizações de projetos, tanto em estúdio como em aulas de campo, com a possibilidade de realização de ensaios pessoais e coletivos. Embora não seja pré-requisito obrigatório, será importante ter conhecimentos prévios de softwares de edição de imagem, dada a necessidade de edições, composições e experimentações visuais.

Arquitetura da Informação – Tânia Pinheiro

O conteúdo da disciplina Arquitetura da Informação será organizado em duas perspectivas:

Vamos supor que o discentes:

Informações adicionais: A principal base para nossas práticas será o Mapa Cultural do Estado do Ceará (mapacultural.secult.ce.gov.br). O conjunto de atividades avaliativas pode incluir: avaliação escrita, projeto individual, projetos  em pequenos grupos, elaboração de fichamentos. Teremos uma importante prática já no primeiro dia de aula.

Tópicos Especiais em TICs – Rochelle Silveira

Como proposto pelo curso, as disciplinas de Tópicos, em geral, abordam demandas e inquietações contemporâneas que permeiam conteúdos relevantes a graduação do aluno de Design Digital. Não seria diferentes em Tópicos Especiais em Tecnologia da Informação e Comunicação, a presente disciplina trará luz, a definição de TIC, seu contexto de surgimento e os fatores que se ramificaram a partir dela em meio as demandas de comunicação. A aula será tanto expositiva, quanto através de debates e palestras. Buscando conectar TIC ao cotidiano, alguns dos temas abordados junto a disciplina serão: ‘Smart cities’‘Big data’, ‘internet das coisas’, o impacto da pandemia na progressão do acesso a tecnologia, o mercado de trabalho e o lugar do Design Digital nessas perspectivas futuras.   

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.