Aqui se encontram as disciplinas optativas ofertadas para Design Digital no semestre de 2025. e seus planejamentos gerais. Ementas com informações mais específicas e bibliografias podem ser encontradas na página de Estrutura Curricular.
Profa. Leonara Braz
A disciplina tem como objetivo “discutir criticamente a adequação de potenciais métodos de projeto da experiência de usuário, compreendendo os problemas e desafios desse processo, empregando esses métodos em projetos.” Nesse contexto, a disciplina será estruturada utilizando metodologia ativa, com foco na resolução de problemas. Os conceitos teóricos estarão alinhados às práticas em sala de aula, visando consolidar os conhecimentos adquiridos. A avaliação da disciplina se dará por meio de provas teóricas e atividades práticas.
Prof. Cristiano Bacelar
A disciplina terá como foco principal a introdução prática e teórica ao uso do Arduino como plataforma de prototipagem eletrônica. Ao longo do semestre, os alunos terão contato com fundamentos de circuitos elétricos, portas digitais, leitura e escrita analógica/digital, comunicação serial, etc. A ênfase especial será na criação de dispositivos interativos, com feedback visual e sonoro. As aulas serão principalmente práticas, incentivando os alunos a construírem circuitos, testarem sensores e atuadores, e desenvolverem projetos interativos. A avaliação será composta por atividades práticas em aula, pequenas entregas técnicas e, principalmente, por um projeto final desenvolvido ao longo do curso. O projeto poderá ser feito individualmente ou em grupo.
Prof. Tarcísio Filho
Introdução crítica à Antropologia e à Sociologia, com foco no ser humano como sujeito social e cultural, articulando leitura de textos clássicos e contemporâneos com reflexões sobre cultura e sociedade. O conteúdo é organizado em três ciclos temáticos, com aulas baseadas na metodologia da sala de aula invertida, seminários e debates. A proposta preliminar de avaliação é baseada em leituras dirigidas e mapas mentais, textos críticos individuais e participação nas discussões e atividades.
Prof. José Neto
A disciplina de Arquitetura da Informação vai abordar: o que é estrutura e supra estrutura; fenômenos naturais e artificiais; tendências, comportamentos e cognição individual e coletiva; modelo de comunicação e estruturas de informação; definição de Sistema de Informação; dados selvagens, dados puros e dados análogos artificiais; espacialização dos dados; traduções e interpretação; arquitetura da informação: sinais, dados, formas e informação; construção do lugar; consistência; organização e agrupamento; redução; resiliência e correlação; grafia da Informação: estímulo, forma e resgate do sinal; rendimento dos sinais; mostrar, persuadir e ativar o raciocínio; e visualização da informação: ferramentas de visualização da informação e suas relações com as imagens mentais e o discurso. Propõe conhecer os principais elementos envolvidos na definição de uma arquitetura da informação e das ferramentas de visualização da informação. Compreender a natureza dos dados e sua relação com o fenômeno, o objeto técnico e o indivíduo interpretador. Conhecer os principais modelos de relações definidos pelos teóricos do design da informação. Conhecer a relação da grafia com a arquitetura da informação. Conhecer as técnicas de visualização da informação e sua relação com a arquitetura da informação. Através da leitura semanal de textos de fundamentação teórica; debates de reflexão crítica sobre os rumos do design da informação, da grafia da informação, da arquitetura da informação e da visualização da informação. Será produzido em grupo um jogo de tabuleiro: definição do conceito, definição do mundo, dos personagens, da narrativa, da mecânica, dos modos de interação e da promoção de comportamentos (matriz de relações; exercícios de construção de modelos relações; exercícios de grafia da informação; exercícios de espacialização da informação; e exercícios de visualização da informação).
Prof. Valdemir Queiroz
A disciplina de Inglês Instrumental é 100% prática com foco em conversação e produção escrita. Todas as aulas são ministradas em inglês oferecendo um ambiente de imersão e maior desenvolvimento de habilidades comunicativas no idioma, respeitando o nível dos estudantes e partindo da comunicação mais básica e introdutória e culminando na habilitação dos alunos em participar de entrevistas de emprego. Ao final os discentes serão capazes de expressar de forma oral e escrita informações pessoais, descrições e comparações de lugares, preferências pessoais, planos futuros, rotinas, experiências passadas, habilidades e posicionamentos sobre temas educacionais e profissionais.
Prof. João Vilnei
A disciplina de Cinema e Animação terá um terço da sua carga horária (cerca de 10 aulas) preenchida com a visualização e debate de filmes importantes na história do cinema (a lista exata será apresentada no primeiro dia de aula). Haverá leituras e discussões sobre história do cinema e animação e duas atividades práticas para nota. A primeira, uma experimentação com animação stopmotion, a partir da criação de um roteiro e um storyboard. A segunda, a produção de um vídeo a partir de uma visita ao Museu Histórico Jacinto de Sousa. As duas atividades serão trabalhos em grupo. Cada uma dessas práticas trará discussões técnicas que serão exploradas na disciplina.