Alunos do campus visitam a Exposição do pintor Chico da Silva na Pinacoteca de Fortaleza

Escrito em: 14 de agosto de 2023 | Atualizado em: 1 de novembro de 2023

As turmas das disciplinas de Tópicos Especiais em Artes e História do Design do curso de Design Digital, acompanhadas pela professora Diana Medina, visitaram, na segunda-feira (14/08), a Pinacoteca do Estado em Fortaleza, para estar presente na exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”.

A Pinacoteca do Ceará é um museu integrante da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult -­ CE). Inaugurada em dezembro de 2022, o local tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura.

A Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” reuniu 148 obras com enfoque nos trabalhos coletivos da Escola do Pirambu. Foi uma parceria com a Pinacoteca de São Paulo, sendo a maior amostra já feita sobre o artista e seu legado. Além disso, a exposição permitiu uma interação virtual com algumas obras, por meio de um filtro que fazia com que elas se movimentassem.

A visita teve como objetivo levar os alunos para experienciar as obras de um artista estudado nas disciplinas, principalmente na disciplina de Tópicos Especiais em Artes. Desse modo, as turmas tiveram a possibilidade de observar de perto as técnicas usadas, ouvir sobre a história delas e até interagir, quando possível, com os trabalhos. A aluna Débora Lohane da disciplina de História do Design conta que as obras a chamaram atenção pelos detalhes, e a técnica na utilização de guache.