Os alunos da disciplina Processos de Criação 2018.1 do terceiro semestre do curso de Design Digital do Campus da UFC de Quixadá fizeram uma viagem para Cariri nos dias seis e sete de abril de 2018.
A viagem tinha por objetivo aplicar alguns conceitos sobre criatividade e expandir os horizontes dos alunos matriculados na disciplina, trabalhando o conhecimento de forma interdisciplinar.
No sexta (6), chegando no primeiro destino conheceram a Lira Nordestina onde puderam aprender sobre os primórdios da literatura de cordel no Ceará, de seus precursores, suas histórias e da utilização de suas máquinas históricas de impressão e corte. A turma pode observar trabalhos realizados pelos mais importantes artistas xilógrafos do estado. Seguindo para o Horto do Padre Cicero, local onde fica a estátua de Padre Cícero, presenciaram a importância e a magnitude da fé dos romeiros e conheceram o Museu Padre Cícero, antiga moradia do padre.
No sábado (7), a turma foi de metrô do Crato até Juazeiro do Norte, conhecer a estação ferroviária e o centro cultural da cidade e aprender mais sobre o processo da xilogravura e como são feitos os cordéis. Visitaram a Associação de artesãos Mestre Noza. E alí foram recebidos pelo artesão Tim Alves, que apresentou o local, as obras em madeira, alumínio, tecido e barro, além de apresentar o funcionamento da associação e comentar sobre a autonomia de cada artesão com seu trabalho e independência financeira. Á tarde, voltando para o Crato, a turma seguiu para uma caminhada na trilha do BelMonte, situada na Floresta Nacional do Araripe, onde os alunos puderam apreciar uma vista privilegiada da região do Cariri. Por fim, visitaram o teatro do SESC Crato, para assistir a espetáculos do IX Festival de dança do Cariri onde apresentaram dois grandes nomes do cenário da dança nacional.
A professora da disciplina Diana Medina, comenta satisfeita:
– A viagem foi parte da disciplina e nosso objetivo era aplicar ações educativas que favoreçam o aumento da criatividade. Viagens, deslocamentos etc possibilitam a criação de novas ideias. Além de aplicarmos este preceito na viagem, também pesquisamos sobre vários assuntos relacionados. Sendo assim nossa viagem cumpriu seu objetivo interdisciplinar, nos instruindo sobre Turismo Sustentável e Religioso, História de Juazeiro e das ferrovias, Literatura de Cordel, Religiosidade, Arte, Dança e Economia colaborativa.
Para saber mais sobre a viagem do ano anterior, clique aqui!
Confira algumas imagens da viagem:
[slideshow_deploy id=’528′]