Três estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá – Ana Victoria Araújo Maia, do Curso de Engenharia de Computação; e Deborah Ferreira Gomes e Lucas de Oliveira Silva, do Curso de Design Digital – foram selecionados para a primeira edição do Uber Hack – O Hackathon da Mobilidade, que ocorreu no sábado (7) e no domingo (8), em Fortaleza.
Para o desafio, os estudantes se inscreveram individualmente na posição de desenvolvedor; designer e gestor de negócios são outras categorias disponibilizadas no Uber Hack.
Segundo Roberta Dutra Andrade, administradora do Campus de Quixadá, a Uber seleciona alguns dos inscritos em cada categoria – que não se conhecem – e forma equipes na hora com uma pessoa de cada perfil.
Cada equipe formada precisará desenvolver, em um prazo máximo de 48 horas seguidas, uma solução e proposta de negócio para um desafio-surpresa na área de mobilidade, proposto pela Uber. Ao fim da competição, as equipes mais bem avaliadas terão cinco minutos para convencer a banca de investidores de que sua solução é viável e rentável.
Os desafios do Uber Hack serão realizados até junho, em seis etapas: Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Recife e São Paulo. Cada um dos vencedores locais, que serão definidos por uma banca julgadora formada por especialistas da Uber e membros do poder público local, apresentará suas soluções na etapa final do desafio, que ocorre no dia 5 de junho, em São Paulo.
A equipe campeã entre as vencedoras ganhará uma viagem para o centro de tecnologia da Uber, em Pittsburgh (EUA), para conhecer a tecnologia dos carros autônomos em desenvolvimento pela empresa.
Os três alunos selecionados participaram do Programa Corredores Digitais, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado. O objetivo do programa é incubar e acelerar startups e empresas de base tecnológica em todo o Ceará, preferencialmente formadas por alunos de graduação e ensino médio profissionalizante.
Em Quixadá, a UFC sedia as atividades de todas as startups da região do Sertão Central, que são acompanhadas pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (Inove) do campus.
Fonte: Roberta Dutra de Andrade, administradora do Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3411 9422