Integralização Curricular


Toda a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Design Digital foi elaborada de forma a contemplar os objetivos do curso e atingir o perfil profissional proposto. A organização do currículo permite a compreensão, o entendimento e o conhecimento para aplicar e desenvolver modelos, utilizando as novas tecnologias e metodologias, asseguran-do as inter-relações com outras áreas do conhecimento, contribuindo assim, com o processo de compreensão e transformação da realidade, desenvolvendo no discente não só competências, como também formando um cidadão consciente do seu papel na sociedade e alicerçado nos princípios da ética e da cidadania.

O curso de Design será presencial e não contemplará disciplinas executadas na modalidade a distância. As disciplinas do Curso de Design serão de três tipos: obrigatórias, optativas (da integralização curricular do curso) e optativas-livres (de fora da integraliza-ção curricular do curso). É requerido que o formando tenha sido aprovado em todas as disciplinas do curso com média 7,0 em primeira instância (conceito A) e 5,0 após prova final (conceito B), a qual só pode ser aplicada, em cada disciplina, para os alunos que tenham média parcial acima de 4,0.

O aluno deverá também participar de atividades extraclasses: estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares. Como exemplos de atividades complementares, temos: participação em projetos de extensão, monitoria, iniciação científica, participação e organização de seminários e palestras.

O trabalho de conclusão de curso está dividido em dois semestres, onde no primei-ro o aluno se matricula nas disciplinas de “Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica” e “Trabalho de Conclusão de Curso I”, e no segundo se matricula em “Trabalho de Conclusão de Curso II”. O TCC deve ser apresentado e defendido perante uma banca de 3 avaliadores e o aluno precisa obter aprovação da banca para conclusão dos créditos referentes à grade curricular.

A integralização curricular compreenderá uma formação de 3.008 horas (equivalendo a 188 créditos) com tempo ideal para conclusão do curso estimado em 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres letivos. Sendo assim, o estudante do Curso de Design, modalidade Bacharelado, deverá observar o tempo máximo para a sua conclusão, estipulado em 6 (seis) anos ou 12 (doze) períodos letivos. Os alunos devem cursar uma carga horária mínima por semestre de 8 créditos e, no máximo, 32 créditos.

O Curso de Design contará com 120 créditos (ou 1920 horas) a serem cumpridos em disciplinas obrigatórias, 20 créditos (ou 320 horas) a serem cumpridos em disciplinas optativas e 16 créditos (ou 256 horas) a serem cumpridos em disciplinas optativas-livres (de fora da integralização curricular do curso). O curso também contará com 10 créditos (ou 160 horas) de estágio supervisionado obrigatório e 10 créditos (ou 160 horas) de trabalho de conclusão de curso também obrigatório. Além das disciplinas a serem cursadas, será solicitado ao estudante, o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso em caráter obrigatório. Ademais, o aluno deverá cumprir no mínimo 192 horas (12 créditos) de atividades complementares.

©2017 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.