Perfil do Egresso


O Bacharel em Design Digital atua na concepção, desenvolvimento e execução de projetos e de sistemas que envolvam informações digitais e visuais. O designer é o profissional capaz de produzir projetos e sistemas orquestrando informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas, sempre de forma contextualizada com aspectos históricos, traços culturais, potencialidades tecnológicas e características de desenvolvimento das comunidades. Nessa perspectiva, sua atuação se fundamenta nos eixos do planejamento, estética e tecnologia.

Para tanto, demanda conhecimento e domínio de insumos e processos, observando aspectos históricos e culturais, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas. Elabora a criação de novos produtos digitais ou a evolução de produtos existentes em vista de condições sociais, transformações tecnológicas e necessidades de usuários, considerando questões éticas, de segurança e socioambientais.

Demonstra domínio no planejamento de projetos de design, mapeamento de necessidades e desenvolvimento de soluções e estratégias, assim como na execução de projetos a partir de uma visão estética e sistêmica de pessoas, processos, ferramentas e produtos.

Considera o design como aspecto estratégico de empresas e novos empreendimentos, dando suporte aos processos de tomadas de decisão corporativos. Integra esforços e projetos colaborativos, em vista da crescente diversidade social, cultural e tecnológica envolvida na concepção e desenvolvimento de novos produtos digitais para o mercado. Coordena e supervisiona equipes de trabalho que refletem essa diversidade e multidisciplinaridade.

Demonstra capacidade de avaliação de tecnologias e mídias digitais apropriadas para as necessidades e contexto sociocultural envolvidos nos produtos digitais, considerando o impacto dessas escolhas ao longo de todo o ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte.

Esse perfil integrador e multidisciplinar tem levado o designer a ser reconhecido como papel estratégico em novos empreendimentos e projetos digitais, tanto na indústria de software como no setor de entretenimento digital e propaganda.

 

©2017 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.