Apresentação


O presente documento visa apresentar e detalhar a proposta político pedagógica do Curso de Bacharelado em Design Digital da Universidade Federal do Ceará, localizado no Campus Avançado de Quixadá, segundo as Diretrizes Curriculares em vigor e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 (Lei 9.394/96).

Sua formulação está inspirada nos conceitos de Desenho Industrial que, em concordância com o pensamento de Gui Bonsiepe (1992), entende-se como um processo de formação estética em que a colaboração entre ciência, tecnologia, engenharia e outros conhecimentos se integram na preparação e no desenvolvimento dos produtos, onde os valores de uso se acham otimizados segundo as exigências estético-culturais da nossa sociedade e as condições técnico-econômicas da produção. Porém, segundo Rafael Cardoso Denis (2000), as mudanças ocasionadas pela adoção das tecnologias computacionais, a distinção tradicional entre design gráfico e design de produto torna-se cada vez menos relevante. Assim, em virtude do Campus Avançado de Quixadá ser um campus temático sob o tema da tecnologia da informação e comunicação, este Projeto Pedagógico de Curso (PPC) visa atender ao tema do campus de forma a expandir a aplicabilidade da tecnologia da informação e comunicação com competências que auxiliam a criar soluções tecnológicas adequadas na funcionalidade e no acabamento em relação à expectativa dos seus interessados (clientes e consumidores). Este curso irá abordar o Design como atividade meio, voltada à informática e como recorte de formação pretende-se com o curso de Design proposto abranger a vertente Design Digital. O curso deverá formar o profissional para atuar no mercado de trabalho entendido aqui como aquele referente às empresas privadas, às estatais, além das instituições governamentais e de ensino técnico, tecnológico e superior.

Os conteúdos abordados no Curso proposto abrangerão, entre outros, conhecimentos relativos à arte, história da arte, história do design e da arquitetura, estética, antropologia, ergonomia, interação humano-computador, programas de computação gráfica, programação de computador, semiótica, marketing, tecnologias socioculturais, visando a concepção e desenvolvimento de conceitos destinados à comunicação visual e ao projeto de produto digital. Suas características o definem como um curso formado pela junção de duas áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho para o egresso.

Na perspectiva de contemplar a legislação em vigor que estabelece as diretrizes curriculares para a organização e o funcionamento dos cursos superiores o tempo ideal de permanência do aluno no Curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará no Campus de Quixadá será de oito semestres no qual, após a conclusão de 3008 horas de aula, o estudante obterá o grau de Bacharel em Design Digital.

A elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Design Digital da UFC foi fundamentada na atual legislação educacional brasileira relativa à legislação básica que normatiza a graduação, a saber:

 

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