Mensagem da coordenação de DD sobre o retorno às aulas

Escrito em: 11 de julho de 2020 | Atualizado em: 24 de janeiro de 2023

Esta mensagem foi preparada para passar algumas informações importantes sobre o retorno das aulas. Pedimos que todos os alunos, por favor, leiam com atenção.

Quando será o retorno?
As aulas serão retomadas de forma remota no dia 20/07. O final do semestre está previsto para 22/10.

Onde vai acontecer?
Os professores têm liberdade para definir o ambiente que será usado para as disciplinas. A maior parte, provavelmente, usará o novo Moodle. Para ter acesso ao Moodle, o aluno deve estar cadastrado na Base Centralizada (veja como fazer isso aqui). Os professores deverão criar notícias no SIPAA e/ou SIGAA explicando detalhes sobre o ambiente que será utilizado. Portanto, procure descobrir onde cada disciplina será realizada e garanta o acesso aos ambientes antes das aulas começarem para você não perder nada. Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor ou com a coordenação.

Todas as disciplinas de DD serão remotas?
Todas as disciplinas ofertadas para DD em 2020.1, exceto Desenho I, terão continuidade de forma remota a partir do dia 20. Caso você esteja matriculado em disciplinas de outros cursos, informe-se sobre esses detalhes com os colegas, professor ou coordenador do curso da disciplina.

O que vai acontecer com os alunos matriculados em Desenho I?
Todos os alunos terão a disciplina excluída do histórico, sem qualquer prejuízo ao IRA. Ela deverá ser ofertada em 2020.2, presencialmente. Inevitavelmente, os alunos ingressantes de 2020 terão mudanças na sequência das disciplinas devido a essa exclusão. O colegiado ainda está estudando esta nova configuração. Mas, por enquanto, em 2020.1, para ocupar o espaço deixado pela disciplina de desenho, todos os alunos serão matriculados na disciplina Sociedade, Culturas e Tecnologias, do terceiro semestre, lecionada pelo professor Paulo Victor. Para equilibrar a carga horária, o professor George assumirá a disciplina de História da Arte, a partir de agora. Não se preocupem com o choque dos horários cadastrados no SIGAA. Tudo será acertado entre os professores.

Não tenho computador e/ou internet adequados para acompanhar as aulas. O que posso fazer?
Os professores foram instruídos para flexibilizar as formas de acesso ao conteúdo, registro de frequência e avaliações, priorizando-se atividades assíncronas (que não exigem a presença dos alunos em horário marcado). Se, ainda assim, você achar que não tem condições de infraestrutura para realizar as atividades, poderá solicitar acesso aos laboratórios do Campus. Haverá acesso controlado aos laboratórios, com hora e local reservados para cada aluno e seguindo rigoroso protocolo sanitário. Em breve, a direção do Campus fará uma consulta aos alunos que se enquadrarem nessa situação.

Não posso cursar uma ou mais disciplinas. O que posso fazer?
A UFC criou o conceito de “supressão de disciplinas”, que é a exclusão da matrícula, sem qualquer prejuízo ao IRA, e que é diferente de um trancamento parcial. Os alunos poderão solicitar a supressão de uma ou mais disciplinas em qualquer tempo, até o fim do semestre (22/10). Por isso, a sugestão é que o aluno dê uma chance, inicie a disciplina e tente concluí-la. Antes de tomar uma decisão definitiva sobre a supressão, converse com o professor e com a coordenação em busca de alternativas.
Outro detalhe importante é que alunos bolsistas devem manter a matrícula de pelo menos uma disciplina. Leia mais sobre o processo de supressão de disciplinas aqui. Leia também o comunicado da PROGRAD que explica como solicitar a supressão.

Posso me matricular em outras disciplinas?
Os alunos poderão solicitar inclusão de disciplinas até 28/08 à coordenação. Caso você esteja pensando em incluir, entre em contato o mais breve possível.
É importante ter em mente os seguintes fatores:
– a coordenação entrará em contato com o professor, para confirmar se ele aceita aumentar o número de vagas e a viabilidade do aluno começar “deste ponto” da disciplina;
– o aluno iniciará a disciplina já com os 25% de faltas completadas, devido ao período de aulas presenciais já ocorrido;
– o aluno terá que “correr atrás” do conteúdo já passado para conseguir acompanhar (provavelmente o professor dará alguma revisão, mas pode não ser suficiente);
– será possível se matricular em disciplinas com choque de horário, mas, nesse caso, o processo é mais demorado, pois deverá ser solicitado à PROGRAD (não é possível realizar essa operação automaticamente via SIGAA).

E o TCC?
O calendário é o mesmo. Você terá até 22/10 para defender o TCC 1 ou 2. Caso ainda não tenha feito, entre em contato com seu orientador para retomar o trabalho.

Como fica quem está em Estágio?
Estágios no NPI e em empresas que empregam homeoffice serão aproveitados normalmente.

E minhas Atividades complementares?
Muitas atividades online (eventos, cursos, etc.) serão aceitas. O regimento atual será revisado para ajustar a pontuação para a realidade da pandemia.

Como vai ser o semestre 2020.2?
Ainda não sabemos quando volta e se será presencial ou remoto. O novo calendário está sendo elaborado pela UFC e deve ser divulgado em breve.

Para finalizar tenho alguns pedidos:
– para qualquer dúvida, antes de tomar qualquer decisão, entre em contato com a coordenação. Temos a certeza de que, conversando e nos ajudando, acharemos uma solução para cada caso;
– aproveitem esses últimos dias para se preparar para o retorno às aulas. Organize seus horários de estudo. Converse com as pessoas em casa e explique que precisará de momentos de atenção às aulas e de concentração nos estudos;
– é uma situação atípica para todos (alunos e professores). Caso percebam que há problemas na condução das aulas e atividades, converse com o professor. Todos estão dispostos e disponíveis para fazer ajustes. Flexibilidade foi a palavra que mais escutamos nesses tempos de aulas remotas.
– apoiem-se uns aos outros, mesmo à distância. Sejam compreensivos e deem uma força aos colegas com problemas de conexão/equipamento.
– e, por favor, façam esta mensagem chegar ao maior número de colegas.

Aproveitem da melhor forma os últimos dias antes do retorno às aulas. Tudo isso vai passar e daqui a pouco estaremos de volta ao nosso Campus maravilhoso.

Abraços carinhosos (ainda que a distância) e com saudades.

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.