2018 começa com o primeiro “dddd”

Escrito em: 13 de março de 2018 | Atualizado em: 24 de janeiro de 2023

Acontece na terça-feira (20/03), a partir das 13h30, na sala Multiuso, a primeira edição dos “dddd – dias de Design Digital” em 2018, com o tema “Cinema cearense”, com a cineasta Luciana Vieira.

Os “dddd” compõem a Semana de Design Digital do Campus da UFC em Quixadá. São 5 encontros, distribuídos durante o ano, com profissionais para discutir temas relacionados à área. Os encontros são abertos para toda a comunidade acadêmica.

Luciana Vieira é graduada no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista Ciências sem Fronteiras, onde fez uma graduação sanduíche na Universidade Lille 3, na França. Luciana já realizou filmes que foram exibidos em festivais nacionais de cinema como “Jaime” no Festival Internacional de Curtas de BH e “A namorada do meu pai”, premiado como melhor filme do Festival do Minuto UFC e da menção honrosa do Festival Nóia 2011. Em 2013 realizou o curta-metragem “A cabine telefônica” na França e co-dirigiu / produziu o longa-metragem em episódios “O Animal Sonhado” que teve sua estreia na 18º Mostra de Cinema de Tiradentes. Em 2015, foi admitida no Laboratório de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, onde desenvolveu o roteiro do projeto “Natan”, sob tutoria de Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado. Em 2016, participou da produção executiva do longa-metragem “O Clube dos Canibais”, contemplado pelos arranjos regionais 2014 do FSA; foi diretora de produção do núcleo criativo “Reinvenções do Cinema de Gênero”, contemplado pelo Prodav 03/2014; circulou com o projeto “Natan” em laboratórios de roteiro nacionais como Curitiba Lab, Sesc Novas Histórias e Brasil CineMundi, onde recebeu a menção honrosa do Torino Film Lab; e estreou seu média-metragem, o documentário “Porque era ela” no II Pirenópolis Doc. Em 2017, produziu a série documental “Identidade Sensível”, contemplado pelo Prodav 09/2015; dirigiu quatro episódios da série Lana e Carol, contemplado pelo Prodav 09/2015 e co-dirigiu o telefilme de natal Guerra da Tapioca, que foi exibido na Tv Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará.

Fonte: Coordenação do Curso de Design Digital