Quixadá tem 3 dos 6 finalistas da maior competição de interação humano-computador

Escrito em: 12 de setembro de 2017 | Atualizado em: 24 de janeiro de 2023

O Campus da UFC em Quixadá garantiu três das seis equipes de estudantes finalistas do XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). O evento, apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é considerado o mais importante do Brasil na área de interação humano-computador (IHC).

As três equipes são de alunos do Curso de Design Digital, que na época da submissão dos trabalhos cursavam o terceiro semestre do curso. Eles concorreram na categoria Estudante da Competição de Design, da qual podem participar equipes formadas por alunos de graduação, pós-graduação ou mistas.

Com o desafio-tema “Aplicativos infantis: educação e diversão”, a competição tem por objetivo motivar os estudantes e os profissionais da área de IHC, Computação e Design a pensar em inovações tecnológicas para educadores e crianças da educação infantil e fundamental.

Essa foi a primeira vez que estudantes do Campus de Quixadá participaram da competição. Para a coordenadora do Curso de Design Digital, Ingrid Monteiro, a notícia foi considerada incrível para o campus por diversos motivos: “É um campus do Interior. Precisamos trabalhar muito para mostrar nosso valor. Um resultado como esse gera muita visibilidade e reconhecimento”, destaca.

Ela atribui o resultado ao compromisso, dedicação e talento de todos os envolvidos. “Isso vem para confirmar (a partir de uma avaliação externa) uma impressão que nós, equipe de professores, temos e que, às vezes, os alunos demoram a perceber: o trabalho que é feito é bom, de qualidade”, avalia.

Interação humano-computador é a área de pesquisa e atuação da professora, que afirma ser participante assídua do evento desde 2010. Quando assistia às apresentações dos alunos na competição, perguntava-se se algum dia haveria alunos de Design Digital de Quixadá. “Esse dia chegou e foi ‘com gosto de gás’!”, comemora.

FINALISTAS – Os trabalhos finalistas do Campus de Quixadá são Mundo dos sonhos: usando narrativas para ensinar noções matemáticas a crianças, liderado pela aluna Maryanna Araújo, Storyteller: uma solução digital para a aprendizagem divertida da língua inglesa, liderado por Jhonny Sousa, e Progster: aprendendo lógica de programação com um tabuleiro eletrônico, cuja líder é Raissa Lemos.

A finalista Maryanna Araújo explica que seu trabalho tem a proposta de complementar os conteúdos básicos de matemática que as crianças aprendem na escola, como noções de adição, formas geométricas e afins, por meio de uma narrativa. “Desse modo, o aprendizado poderá acontecer de forma lúdica”, explica Maryanna.

“50% dos finalistas são da UFC-Quixadá, e isso me enche de orgulho!”, celebra a também finalista Raissa Lemos. “Esse resultado mostra o esforço que tivemos para realizar as pesquisas de campo e bibliográfica, para desenvolver uma solução de design criativa e inovadora”, analisa. O projeto de sua equipe é um brinquedo que ensina lógica de programação para crianças que têm entre 7 e 9 anos.

VAQUINHA ON-LINE – Os alunos das três equipes estão fazendo uma campanha on-line para arrecadar fundos e arcar com os gastos da viagem dos 10 finalistas para a final do evento, que será em Joinville, Santa Catarina, de 23 a 27 de outubro.

OUTROS RESULTADOS – Essa foi a primeira vez que alunos do campus de Quixadá participaram do IHC, mas a UFC já é competidora conhecida e respeitada no evento.

Equipes de alunos do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, em Fortaleza, orientadas pela professora Ticianne Darin, já participaram três vezes (2012, 2013, 2016), levando o prêmio de 1º lugar em duas oportunidades. Além disso, no ano passado, uma equipe de alunos de pós-graduação, orientada pela professora Rossana Andrade, também foi uma das finalistas.

Fonte: Ingrid Teixeira Monteiro, coordenadora do curso de Design Digital do Campus de Quixadá – fone: 88 3412-0919 – Matéria retirada do site da UFC