Produções na disciplina Multimídia: 1o semestre do curso

Escrito em: 23 de junho de 2015 | Atualizado em: 23 de junho de 2015

A turma do curso Design Digital 2015.1 realizou algumas produções para a disciplina Multimídia. A proposta de trabalho era realizar 5 mídias (texto, imagem, animação, áudio e vídeo), trazer referências que as inspiraram, e apresentá-las em um seminário e em um painel do Pinterest, uma rede social focada em informação visual. Alunos, servidores e professores colaboraram em alguns destes trabalhos. Veja aqui o relato da apresentação das produções e uma seleção das produções.

OnNext
https://br.pinterest.com/onext/onnext/
Francisco Alan Ribeiro dos Santos
Caíque de Araújo Monteiro
Thyciane Lopes Araújo
Marcelo Siqueira Gomes
Mateus Thayson de Sousa
Tema do trabalho: ComunicAção (Projeto de Aplicativo) – A Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá todo ano recebe diversos alunos novos e muitos deles não são moradores da cidade, implicando no desconhecimento de informações importantes. Existem alguns aplicativos desenvolvidos para ajudar esses alunos a se situarem na cidade e no campus, alguns deles são aplicativos que informam lugares para divisão de aluguel, lugares para alimentação e etc. Pensamos em um aplicativo não só para esses alunos como também para os que ja são veteranos no campus, e diferente desses aplicativos, usaremos informações que envolvem diretamente o campus da UFC.

UFC FM
https://www.pinterest.com/multmidia/
Brendon Nogueira Girão
Camilla Almeida Alves
Maxdyllon Bezerra Rodrigues
Maria Rita Lima Pereira
Raul Plassman Medeiros Barbosa
Tema do trabalho: WebRádio Online (Projeto de WebRádio) – Os alunos do campus notaram uma demasiada necessidade de um meio comunicativo que transmitisse em tempo real as novidades sobre a universidade, de uma maneira informal e interativa. Pensando nisso, os alunos do curso de Design Digital, na disciplina de multimídia, debateram e chegaram à conclusão de que uma webrádio online supriria a demanda por informação e entretenimento durante as horas vagas que passam no campus. A criação da webrádio online terá o objetivo de levar informação e entretenimento para os discentes e docentes da Universidade Federal do Ceará do campus de Quixadá. A Rádio contaria com uma programação de 6 horas por dia, com enfoque numa programação descontraída e dinâmica, podendo receber participações de alunos e professores debatendo sobre temas de interesse geral do campus e novidades acerca de tecnologia da informação.

Rabisco
https://www.pinterest.com/rabisco0172/
Camargo Gomes da Silva
João Antônio da Silva Cavalcante
Lucas de Oliveira da Silva
Luiz Alexsandro Agrião Viana Júnior
Isaac Bruno Brandão Maia Lima
Tema do Trabalho: Internet das coisas – Desenvolvimento de um projeto para criar um aplicativo que utiliza a conexão com a internet para controlar objetos e aparelhos automatizados os objetos e aparelhos do dia a dia a grandes bases de dados e redes e à rede das redes, a Internet, é necessário um sistema eficiente de identificação. A falta de tempo na rotina das pessoas fará com que necessitem se conectar a internet de várias maneiras. Com a mobilidade e tecnologia
avançando, será possível acumular dados e até o movimento dos objetos com precisão. Seguindo a forte tendência de casas inteligentes, a automação residencial pode ser vista cada vez mais em casas e apartamentos modernos. O objetivo da aplicação é facilitara a interação com o usuário seguindo uma linha de design intuitivo que permitirá a rápida aprendizagem de uso.

Sapphire
https://www.pinterest.com/sapphireenterta/
Adonai Diógenes
Lucas Pardi Corrêa
Marcela Campelo
Elida Correia
Karla Alves
Jayne Carvalho
Tema do trabalho: Sapphire Entertainment – A SE (Sapphire Entertainment) tem como intuito trazer ao público jogos diferenciados no mercado atual, pautados em um ácido humor, sarcástico e irônico. Temos como objetivo gerar uma maior imersão dos jogadores que gostam de uma experiência mais realista e profunda nos seus jogos. Temos uma diversidade de games e conteúdos desde jogos de cartas, jogos de tabuleiros, jogos que trabalham todas as suas perícias e talentos em divertidíssimos testes físicos e de lógica. E “SE” você pudesse jogar um jogo que, diferente dos outros que existem por aí, te mostrasse como a vida é na realidade? Bem… Essa é a nossa proposta na maioria dos nossos principais jogos. Chega de jogar jogos com objetivos com pouco ou nenhum sentido! Os nossos jogos representam a vida como ela é! Sim, A VIDA COMO ELA É! Os mais famosos jogos da franquia nossa franquia da Sapphire Entretainment são os memoráveis: Jumanja, Tragic, Monógamic, Dungeons & RU’s, Moscas Invaders, Tetris Bus e etc.

UFC Cultura
https://br.pinterest.com/ufcmultimidia/
Richallyson Lima
Deborah Gomes
Marcos Paulo
Amanda Oliveira
Carine Oliveira
Tema do trabalho: Cultura na UFC – Pesquisamos um pouco e resolvemos trabalhar numa área que é carente na UFC Quixadá: a cultura artística. A cultura é uma poderosa arma de disseminação de ideias, ainda mais em uma faculdade, onde outro mundo é encontrado, outras perspectivas, outros tipos de pessoas. Queremos instigar o interesse na cultura nos alunos do campus. Como cultura é uma palavra que abrange várias coisas, resolvemos especificar alguns temas, como música, cinema e jogos. A música desde sempre é uma das armas mais poderosas de ideologia de massas. Influenciado de crianças a adultos, ela tem um poder enorme sobre um contexto social que se identifica com as características da música. Temos vários artistas que permanecem no anonimato dentro do nosso campus, vamos procurar fazer uma seleção e divulgar algo desse artista.

Agora vai
https://br.pinterest.com/agoravaifup/
Ana Karine Bessa Cândido
José Lindberg Oliveira Pinheiro Junior
Milena Peixoto Rodrigues
Camila Pontes Leal
Tema do trabalho: Grupo voltado para apoio aos estudantes de Fundamentos de Programação no Campus da UFC – Quixadá – Temos como objetivo divulgar o grupo de auxilio Agora Vai que tem como função auxiliar as pessoas que acabaram de entrar no campus e estão com dificuldade no aprendizado em Programação. Para obter maior aprovação nessa cadeira, a coordenação do campus procurou diversos meios de contornar esse problema, uma das soluções encontradas pela coordenação foi à criação de grupos ou células de estudos. O nosso papel é fazer uma melhor divulgação desse trabalho, de forma dinamizada e envolvente, fazendo com que as pessoas se interessem e busquem esses grupos. O grupo traz a mensagem de que é possível aprender a programar, basta esforço e dedicação e a reserva de algumas horas do dia. Contamos com a ajuda de monitores que estão dispostos a ensinar de forma mais descontraída e simples, usando sempre uma palavra e reforço positivo.

Tekne
https://www.pinterest.com/teknedesigngkn/
Antonio Valdisio da Silva Filho
Kimberly Oliveira da Silva
Natália Barros de Lima
Gustavo da Silveira Wilke
Tema do trabalho: Editor de textos acadêmicos – Fizemos o projeto de um desenvolvimento de um software de edição de textos acadêmicos que seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Nele o usuário poderá baixar templates de exigências de padrões, que complementem o software, adaptando-o a cada situação ou necessidade. Ao passo que o usuário alimenta os campos, o software já os manipula, devolvendo-o nos padrões esperados.
O software trabalha com arquivos em nuvem ou local, e pode ser acessado via web browser, aplicativo instalado em seu android ou em PC nas versões Windows e Linux.
O intuito do software é facilitar a vida de vários profissionais, como: pesquisadores, docentes, e principalmente discentes, que, muitas vezes, ainda estão se adaptando ou desconhecem todas as regras de formatação de trabalhos.

Yunit
https://www.pinterest.com/busufc/
Régia Karen Barbosa de Souza
Marly Pereira de Souza
Rene da Silva Tavares
Daniel Oliveira Silva
Ranniely Alves Saraiva
Tema do trabalho: Infraestrutura dos Transportes Públicos em Quixadá – Focamos nos ônibus que transportam os alunos da Praça José de Barros ao Cedro. O que nos levou a escolher esse tema foi a grande quantidade de pontos necessários de melhoria neste tipo de transporte, os ônibus se encontram em pequena quantidade frente ao número de alunos que transportam e os poucos que ainda circulam estão velhos.
Verificamos que já foi reivindicado à Prefeitura mais de uma vez colaboração na solução destas questões. Já houveram reuniões, promessas feitas pelo prefeito, porém não há mudanças, a situação dos estudantes estava tão crítica que a Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá teve que disponibilizar seu ônibus para auxiliar de forma paliativa.
Pretendemos reforçar a necessidade de solução para o problema por meio de palavras, imagens e argumentos. Procuramos ouvir o diretor do Campus da UFC de Quixadá sobre a história do diálogo com a prefeitura, registramos nosso esforço de escutar todas as partes envolvidas (inclusive o prefeito, apesar de não termos tido retorno até o prazo da conclusão deste trabalho).
Esse é um assunto que atinge e interessa a todos os alunos do Campus e à cidade. Pretendemos marcar a necessidade de mudanças e melhoras.

Inside UFC
https://www.pinterest.com/insideufc/
Bruno Cidade Barros
Erick Luan Girão dos Santos
Fernando Antonio Andrade Lucena Braga
Francisco Macelo da Costa Cavalcante
Rebeca Dandara Oliveira de Melo Lima
Tema do trabalho: Conhecendo a UFC – O trabalho visa expor para a comunidade acadêmica o ponto de vista dos funcionários da universidade sobre a universidade. O objetivo também é conscientizar os alunos sobre a necessidade de conservar a sua universidade, discutindo os direitos e deveres da comunidade. Assim os nossos funcionários podem colocar através de entrevista como funciona o trabalho deles e o que eles acham que devem ser feito dentro da universidade para melhorar o relacionamento com os alunos, docentes e o que a universidade poderia fazer para melhorar o trabalho deles. Entrevistamos um docente, uma servidora e um aluno para construção das produções deste trabalho.

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.